Notícias

História de Judas é montada com “LEGO narrativo”, diz diretor

Ken Levine, criador de BioShock e diretor do novo jogo, falou sobre o conceito diferentão da história de Judas

por Thiago Barros
História de Judas é montada com

Uma longa entrevista de Ken Levine, mente brilhante por trás de BioShock e criador de Judas, revelou alguns detalhes bem interessante sobre o game. Como, por exemplo, o fato de ele ter o seu enredo desenvolvido em cima do conceito de “LEGO narrativo”.

“E a metáfora é que é basicamente como LEGO, você tem um monte desses tijolos pré-fabricados e eles são muito bem projetados, e os tijolos sabem como se comunicar entre si. Eles sabem como se conectar entre si e isso é genial, porém você pode construir quantas coisas com esses tijolos? Então você tem um monte de elementos artesanais, que vêm com conjuntos de regras com base em como eles se combinam. Você pode fazer quase qualquer coisa. Assim, usando a metáfora do LEGO, começamos a pensar que poderíamos usar elementos que não são enormes níveis inteiros, mas sub-elementos como linhas de diálogo, pedaços de arte, textura, mapas, encontros, loot, até mesmo o layout de toda a experiência e criar isso a partir de blocos modulares e então ensinar o jogo”, explicou o diretor ao IGN.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Um dos grandes diferenciais de Judas é a forma como os personagens reagem ao que o jogador está fazendo. Segundo Levine, o processo não é simples, nem puramente matemático, porém cria uma nova camada de dinamismo bem interessante à aventura.

“Chamamos de pseudo-procedural porque não é como no Minecraft, onde tudo é gerado a partir de um conjunto de matemática pura. Você constrói esses elementos de peças menores no jogo e então ensina ele a criar essencialmente bons níveis e uma boa história, e o mais importante, reagir ao que você faz. Então, quando você decide ir todo o caminho para cá, por exemplo, o game irá saber o que fazer. Isso foi uma tarefa de P&D importante porque, novamente, o jogador pode não se importar com esse tipo de detalhe, porque ele só quer a ótima experiência, porém é claro que, para nós, o objetivo é como dar ao jogador um jogo que os conheça tão bem quanto eles conhecem o jogo”, destacou.

Segundo ele, esta base foi aprovada pela Take-Two, que vem investindo no projeto.

“Eu acho que eles não só conhecem o jogo, mas também sabem o que estou tentando fazer com esse conceito de LEGO, e é um modelo. É um modelo diferente de como construir esses tipos de jogos em cima disso. Então tenho certeza de que eles veem que, potencialmente, não é apenas este jogo. Também podemos usar essa tecnologia. Nós construímos um mecanismo de como gerar conteúdo e popular conteúdo em um jogo de uma maneira muito diferente do que qualquer um disse antes”, concluiu.

Judas está em desenvolvimento para PS5, Xbox Series e PC.

Judas: Geoff Keighley elogia personagens “vivos” em preview

Geoff Keighley prometeu e entregou. Acaba de ser publicado pelo criador do The Game Awards um longo preview, de mais de nove minutos, resumindo a experiência dele com Judas.

Segundo ele, o que mais chamou a atenção foi como os personagens são “vivos” e interagem bem entre si e também com o próprio jogador. Leia mais clicando aqui.