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Conheça a história da Housemarque, a mais nova aquisição da PlayStation Studios

Estúdio finlandês possui muita tradição nos games, com uma longa parceria com a Sony

por Vítor Amorim Heringer
Conheça a história da Housemarque, a mais nova aquisição da PlayStation Studios

A Housemarque é a mais nova desenvolvedora first-party da PlayStation Studios e traz em sua bagagem o título de estúdio de games mais antigo da Finlândia. Por conta disso, conta com um extenso currículo de jogos, principalmente arcades, com Returnal sendo o seu último lançamento.

A produtora, com base na cidade de Helsinque, foi fundada em 1995 após uma fusão entre a Bloodhouse e a Terramarque — o que explica o nome da empresa — por Harri Tikkanen e Ilari Kuittinen. Inicialmente, o seu foco era produzir games voltados para o PC. O seu primeiro lançamento para consoles — curiosamente — foi para Xbox, com Supreme Snowboarding.

Já a parceria com a Sony começou somente em 2007, a partir da estreia de Super Stardust HD, exclusivamente para o PlayStation 3. O título é um remanescente da Bloodhouse e considerado um clássico dos videogames. Desde então, a relação entre a Housemarque a gigante japonesa só cresceu.

Imagem do jogo Super Stardust HD, da Housemarque
Super Stardust é um clássico do estúdio finlandês

Em 2010, o estúdio lançou Dead Nation, um shoot ’em up ambientando em um apocalipse zumbi também somente para o PS3. O jogo recebeu boas críticas da mídia especializada, mas o primeiro trabalho de destaque do estúdio estreou mesmo em 2013. A desenvolvedora foi responsável por um dos games de lançamento do PS4: Resogun.

O crescimento da Housemarque

Apesar de não ser tão famoso quanto outros exclusivos da PlayStation, o título foi muito bem recebido pelos veículos e pelos jogadores. No site Metacritic, ele conta com média de 84 pontos, enquanto as expansões “Heroes” e “Defenders” possuem notas 86 e 85, respectivamente. Certamente, resultados que alçaram o estúdio para um patamar acima.

Imagem do jogo Resogun, da Housemarque
Resogun fez sucesso como um dos jogos de estreia do PS4.

Por toda a geração do PlayStation 4, a Housemarque seguiu lançando outros jogos um pouco mais desconhecidos para as plataformas da Sony, como Alienation (2016), Super Stardust Ultra VR (2016), Nex Machina (2017) e Matterfall (2017). Durante este tempo, a empresa também se expandiu e dobrou o número de funcionários, pulando de 40 em 2014 para 80 em 2020.

Esse aumento de profissionais teve uma razão fundamental: desenvolver Returnal, um dos primeiros exclusivos de PlayStation 5. Segundo Mikael Haveri, diretor de marketing do estúdio, a Sony acreditou no projeto e investiu nele para torná-lo uma “experiência cinematográfica”, ao estilo dos jogos da PlayStation Studios. E o resultado não poderia ser melhor.

Pré-venda de Returnal no PS5 oferece trajes e itens de gameplay
Returnal foi o primeiro grande projeto (AAA) da Housemarque e não decepcionou

Combinando um gameplay arcade desafiador, uma história densa e gráficos impressionantes, o game conquistou a mídia e muitos jogadores. O roguelike obteve média de 86 pontos de incríveis 111 análises, sendo 104 positivas e apenas sete mistas. Números expressivos que, novamente, elevaram o nível da desenvolvedora.

O jogo contou com um grande investimento em marketing por parte da Sony, com muita presença nas redes sociais, trailers, podcasts e outros conteúdos. Após uma longínqua parceria e muito sucesso, a conclusão não poderia ser diferente: a Housemarque agora é da PlayStation Studios.

O futuro do estúdio como parte da PlayStation Studios

Agora, o futuro parece ainda mais promissor para a desenvolvedora finlandesa. Kuittinen, atual diretor administrativo, revelou que os próximos projetos da empresa serão “maiores e ainda mais ambiciosos”. O objetivo é manter o estilo de jogabilidade arcade, mas seguir expandindo em formas de contar histórias, como contou ao PS Blog. Para isso, a produtora aumentará o número de profissionais “talentosos”.

Haveri, em maio deste ano, também já havia dito que todos os devs do estúdio ficaram felizes em produzir um grande jogo e ainda planejam projetos de escopos maiores. Dessa maneira, podem mostrar todas as suas capacidades e, quem sabe, alcançar o patamar de outras grandes produtoras da Sony, como Naughty Dog (Uncharted e The Last of Us), Guerrilla Games (Horizon Zero Dawn), Santa Monica (God of War) e Sucker Punch (Ghost of Tsushima).