Notícias

Haven Studios planeja desenvolver jogos baseados em nuvem

Cerca de um terço dos desenvolvedores do estúdio estão concentrados nos esforços da tecnologia de nuvem

por André Custodio
Haven Studios planeja desenvolver jogos baseados em nuvem

A Haven Studios, empresa recém-adquirida pela PlayStation Studios, planeja desenvolver jogos baseados em nuvem. De acordo com Mark Cerny, arquiteto-líder do PS5, a companhia já trabalha com aprimoramento de servidores e fabrica um sistema capaz de ser manipulado em tempo real pela equipe de design.

Atualmente, cerca de um terço dos colaboradores da companhia de Jade Raymond estão dedicados ao departamento de jogos via nuvem e tecnologia de machine learning. Apesar de ainda estar em estágios de produção, o sistema é caracterizado por um alto potencial, oferecendo condições para que os devs se comuniquem com mais rapidez.

Em entrevista à Axios, Cerny comentou que o processo é semelhante à realização de um arquivo no Google Docs, mas em vez de “um documento, é a nível no seu jogo”. Devido a essa facilidade, não seria necessário o agrupamento de colaboradores em um único monitor, pois cada um poderia fazer mudanças e visualizar o todo diretamente do próprio equipamento.

logomarca da playstation studios
PlayStation Studios

No momento, a Haven Studios está analisando ativos gerados por I.A. e observando os resultados de telemetria baseados em nuvem. Essas etapas permitirão uma coleta de dados de desempenho a cada teste, simplificando o desenvolvimento final para que um criador possa implementar novas ideias em um ritmo acelerado, confiável e unificado.

PlayStation está surpresa com inovações da Haven Studios

Em entrevista ao GamesIndustry, Jade Raymond afirmou estar investindo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e chamou a atenção de Mark Cerny pela iniciativa promissora. O engenheiro comentou que as inovações da Haven Studios são um grande atrativo e chegam com empolgação para os times da PlayStation Studios. Clique aqui para saber mais.