Notícias

Google e NVIDIA questionam possível aquisição da Activision junto à Microsoft

As companhias se juntam à Sony e mostram preocupação com a negociação para o governo dos EUA

por Vinícius Paráboa
Google e NVIDIA questionam possível aquisição da Activision junto à Microsoft

A Sony ganhou duas aliadas na luta para impedir que a Microsoft adquira a Activision Blizzard por US$ 69 bilhões. A Google e a NVIDIA estão mostrando suas preocupações quanto ao negócio para o Federal Trade Comission (FTC), órgão dos EUA responsável por manter a competitividade no mercado.

As companhias trouxeram informações que dão apoio às argumentações do FTC, que bloqueou a compra recentemente. Segundo pessoas anônimas ligadas ao processo (via Bloomberg), a dona da Xbox ganharia uma vantagem injusta no mercado de nuvem, assinaturas e jogos mobile. De acordo com uma das fontes, a NVIDIA não é exatamente oposta à aquisição, mas quer igualdade e acesso aberto aos games das categorias mencionadas.

A Google e a NVIDIA são grandes forças na indústria. A primeira compete com a Microsoft na nuvem — chegando a ter lançado o Stadia, que será fechado neste mês —, além de gerenciar o Android, onde milhões de pessoas jogam games mobile. Já a segunda produz placas de vídeo e opera o serviço de streaming GeForce Now.

Um representante da Microsoft declarou ao Bloomberg: “Estamos preparados para discutir qualquer problema com reguladores ou competidores, para garantirmos que o negócio será fechado. Queremos que mais pessoas tenham acesso a games, não menos“. Google e NVIDIA não se pronunciaram oficialmente ao veículo.

“Aliada” do Google, Sony crê que competição acabará se Call of Duty chegar ao Game Pass

Uma das principais razões para a Sony não querer que a conclusão do negócio é a possível inclusão de Call of Duty no Game Pass. Na visão da gigante japonesa, se isso ocorrer, o PS Plus ficaria para trás na competitividade de serviços de assinatura.

Por outro lado, a editora norte-americana sinalizou oferecer a franquia na subscrição da Sony. Essa, inclusive, seria parte da proposta que garante o shooter por dez anos no PlayStation.