MeuPlayStation | Tudo sobre PlayStation

Sony patenteia matchmaking com histórico de buscas

A Sony registrou uma patente que descreve um novo sistema de matchmaking baseado em inteligência artificial.

Sony patenteia matchmaking com histórico de buscas

A Sony registrou uma patente que descreve um novo sistema de matchmaking baseado em inteligência artificial, capaz de analisar uma quantidade muito maior de informações sobre cada usuário do que apenas desempenho, ranking ou comportamento dentro de um jogo. Publicada em 10 de setembro de 2026, a patente apresenta um modelo que combina informações fornecidas diretamente pelo jogador com dados coletados a partir de diferentes serviços do ecossistema da Sony. Preferências de jogos, gêneros favoritos e características desejadas em outros jogadores poderiam fazer parte do perfil usado pela IA.

O sistema também poderia considerar informações obtidas indiretamente, como tempo gasto em determinados jogos, nível de habilidade, histórico de compras, atividades em redes sociais e até histórico de pesquisas do usuário. A patente vai além e menciona possíveis implementações envolvendo informações biométricas, conversas em chats e dados de áudio. A proposta seria construir um perfil que evolui constantemente de acordo com os hábitos e mudanças de preferência de cada jogador.

Na prática, a IA poderia utilizar essas informações para indicar pessoas com maior compatibilidade. Um menu descrito pela Sony exibiria possíveis parceiros com porcentagens como 80%, 85% ou 90% de compatibilidade. O sistema também poderia considerar habilidades complementares, reunindo, por exemplo, jogadores especializados em funções diferentes dentro de uma mesma equipe.

Patente não quer dizer que Sony vai usar

Vale destacar que o registro de uma patente não significa que o recurso necessariamente será implementado no PlayStation. Empresas de tecnologia registram constantemente ideias que nunca chegam aos produtos comerciais. Caso a Sony avance com o sistema, porém, a quantidade e o tipo de dados utilizados devem colocar questões de privacidade no centro da discussão.

Mais em Notícias

Tags

Autor

foto do author do artigo Thiago Barros

Thiago Barros

Editor-Chefe

Dez anos de MeuPlayStation, 18 de jornalismo e produção de conteúdo. Muitas histórias para contar e muitos jogos para jogar!

Mais artigos de Thiago Barros

icone representando um redirecionamento para outra pagina
Comunicar erro no artigo

Notícias