Notícias

“Glitch de invencibilidade” gerou bilhões de moedas e arruinou o mercado do FIFA 22

Muitas pessoas ganharam recompensas altas e isso "quebrou" o padrão dos valores das cartas no FUT

por Thiago Barros

Se você jogou o modo Ultimate Team no FIFA 21 e está começando agora no FIFA 22, certamente percebeu uma grande diferença nos preços dos jogadores. Cartinhas que custavam 30, 40, 50 mil no jogo da temporada passada agora saem por 3, 4, 5 mil. E a culpa desse crash no mercado do FIFA 22 é do “glitch da invencibilidade”.

Obviamente, outros fatores contribuem para isso, como o fato de, no ano passado, a injeção de moedas ser maior do que a de packs no começo do jogo, pelo sistema de promoção no Division Rivals. Agora, por outro lado, após a primeira Weekend League do jogo, mais cartas entraram no mercado do FIFA 22 do que moedas. Por que?

É bem simples. O glitch que fazia com que derrotas não fossem contadas foi identificado pela EA em simplesmente 30 mil contas. Caso todas essas pessoas tenham aproveitado o bug para ficarem 20/0 na WL, são 30 mil pessoas conseguindo as recompensas máximas do jogo naquela semana – número muito superior ao que aconteceria sem esse problema.

Imagem

O perfil Team Be Soccer no Twitter fez um cálculo rápido do que significaria isso para o mercado do FIFA 22. Os números são incríveis. Cerca de 3,1 bilhões de moedas teriam sido injetadas no jogo, no mínimo, além de 90 mil cartas vermelhas inegociáveis de player pick – que fazem com que esses times já possam ter reforços importantes sem precisar comprar nada.

Mas o que a queda do mercado do FIFA 22 causa? Não é melhor ter preços mais baixos? Depende. Para esse começo do jogo, talvez. Você consegue montar um time bom gastando pouco. A questão, como destaca Denis FUT no Twitter, é que será difícil seguir depois disso. Se você calcular, o valor de um Mbappé é o equivalente hoje a 24 Brunos Fernandes. É algo muito fora da curva.

E a tendência é de que os preços sigam caindo, ou seja, vai ser cada vez mais difícil ter as cartas top, que raramente caem tanto de valor e são bem mais difíceis de tirar em packs.

Punidos do mercado do FIFA 22

A consequência para essas pessoas foi “apenas” uma semana de suspensão – o que, para muita gente da comunidade, foi pouco. Afinal, eles quebraram o mercado, se beneficiaram bastante e simplesmente ficarão de fora de uma Weekend League. Você, que normalmente não chega a esse nível, certamente aceitaria uma semana sem nada em troca de uma semana “com tudo”, não é mesmo?