Notícias

Gameplay de Dead Space mostra combate e os horrores da nave Ishimura

Gameplay estendido mostra o combate, os monstros e a exploração na USG Ishimura

por Vinícius Paráboa
Gameplay de Dead Space mostra combate e os horrores da nave Ishimura

Conforme prometido, a EA Motive revelou um gameplay estendido de Dead Space nesta sexta-feira (14). O conteúdo revela como Isaac Clarke se aventurará pela USG Ishimura, nave espacial que abriga muitos horrores, todos precisando ser combatidos pelo protagonista.

O vídeo é narrado por Philippe Ducharme, produtor sênior do game. O trailer começa no início do capítulo três, com Isaac indo para a sala de controle, para tentar reiniciar o motor da espaçonave. É possível observar que a área está muito maior em comparação ao título original de 2008, ainda sendo possível voar e explorar diversos cantos — algo que não ocorria no jogo de PS3.

O combate também é destaque do gameplay. O protagonista utiliza um Pulse Rifle e sua confiável Plasma Cutter para acabar com os “Lurkers” e Necromorfos em seu caminho — em certo momento, ele até paralisa um monstro antes de desmembrá-lo.

Conforme Ducharme explica, Dead Space contará com um sistema chamado “Intensity Director”, que deixa a USG Ishimura imprevisível e traz tensão adicional. Isso porque, se o jogador quiser retornar a certos pontos do mapa ou explorar mais a nave, ele encontrará monstros diferentes, por exemplo.

No fim do vídeo, a EA Motive exibe a área da centrífuga e a compara com o jogo original. Na nova versão, também é possível voar por lá, por isso, o jogador precisará estar com sua noção de espaço apurada, pois os perigos surgem de todos os lados. Inclusive, é essencial prestar atenção no som, para detectar a direção de onde os Necromorfos vêm. Assista:

EA explica objetivos do design de Dead Space

1
(Foto: EA Motive)

Em uma apresentação, a EA Motive também detalhou como construiu Dead Space e explicou que isso se deu em cima de quatro objetivos de design: fazer jus ao título original, terror, imersão ininterrupta e gameplay criativo.

O diretor criativo Roman Campos-Oriola justifica a parte de “fazer jus ao original” ao afirmar que este é “um remake, não um remaster” e usa a Frostbite Engine para entregar uma experiência atmosférica para a 5ª geração de consoles e PC. Além disso, o jogo traz novos assets e expandirá a história com novas atividades, nas quais os fãs conhecerão mais sobre personagens secundários.

Quanto ao “terror”, Campos-Oriola entende que o novo Dead Space terá uma atmosfera sombria e uma experiência de ação assustadora. Com o sistema “Live”, Isaac Clarke está “mais humano que nunca” — o jogador ouvirá a respiração dele com base em seu nível de estresse (isso dará o feedback para o player sobre seu status mental, físico e emocional).

2
(Foto: EA Motive)

Falando da “imersão ininterrupta”, a explicação é simples: não haverá telas de carregamento no game. Em outras palavras, quando Isaac surgir na USG Ishimura, ele poderá explorá-la totalmente, sem haver qualquer loading — algo semelhante a o que ocorre em God of War (2018).

Por fim, o “gameplay criativo”. Segundo Campos-Oriola, o jogador terá “controle” sobre o ambiente da espaçonave, ao se aproveitar da luz e da gravidade, por exemplo. Além disso, espere por um sistema de desmembramento com mais profundidade e precisão: será possível ver os ossos dos monstros quebrando, seus tendões rompendo e muito mais.

3
(Foto: EA Motive)

Dead Space será lançado em 27 de janeiro de 2023 para PS5, Xbox Series e PC. O que achou do gameplay? Comente abaixo!