Notícias

Crash e Spyro, franquias lendárias da PlayStation, agora pertencem à Microsoft

Ambas as propriedades tiveram muito destaque nos anos 90, época em que foram lançadas para o PS One

por Valdecir Emboava
Crash e Spyro, franquias lendárias da PlayStation, agora pertencem à Microsoft

Pegando toda a comunidade de surpresa, a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard nesta terça-feira (18) por US$ 70 bilhões. Agora, algumas franquias lendárias da PlayStation, como Crash Bandicoot e Spyro The Dragon pertencem ao Xbox Game Studios.

O marsupial e o dragãozinho foram dois dos maiores símbolos da SIE nos anos 90, década em que fizeram suas estreias no PS1. Crash logo se tornou o principal mascote da gigante japonesa e reuniu uma legião de fãs ao longo dos últimos 26 anos.

Crash, uma das franquias que fez parte da PlayStation nos anos 90.
(FONTE: reprodução)

Os primeiros jogos de Crash e Spyro no PlayStation foram produzidos em uma parceria entre SIE e Universal Interactive, mas essa empresa acabou adquirida pela Vivendi, que mais tarde se fundiu com a Activision.

Quando os remasters de ambas as propriedades chegaram ao PS4, a Sony conseguiu garantir uma exclusividade temporária. No entanto, no fim das contas, ela nunca conseguiu recuperar os direitos de forma integral.

A Microsoft ainda não confirmou essa exclusividade com os jogos da Activision Blizzard, mas isso não seria nada difícil de acontecer. Quando a companhia adquiriu a Bethesda, boa parte dos jogos da casa, como Starfield, DOOM e Fallout tornaram-se exclusivos da gigante norte-americana.

Sony lista 22 grandes jogos de PlayStation para 2022

Mas a Sony está preparada para os próximos meses! Na última segunda (18), a empresa revelou uma lista com 22 grandes jogos de PlayStation que chegam em 2022. Confira os detalhes!