Antes dos tempos de The Last of Us brilhando na TV e Super Mario Bros. batendo recordes no cinema, Shuji Utsumi — atual presidente e COO da Sega — tentou convencer estúdios de Hollywood a fazerem um filme de Crash Bandicoot. Em entrevista ao The Game Business, Utsumi contou que a ideia foi rejeitada na época porque jogos ainda eram vistos como “brinquedos bobos”.
Ele tentou vender o projeto quando trabalhava na Sony, nos anos 90, mas a indústria cinematográfica não levou a proposta a sério. Utsumi tem um histórico marcante: chegou à Sony em 1994 e ajudou na criação do PlayStation, mudou-se para a Sega em 1996 e foi parte fundamental do lançamento do Dreamcast. Seu pitch para Crash veio bem antes do atual boom de adaptações de games no cinema.
Ele apontou ainda que o sucesso de filmes como Sonic the Hedgehog — que ultrapassaram US$ 1 bilhão — mudou o cenário, comprovando que as adaptações de jogos podem atrair grandes audiências. “Os videogames finalmente estão no centro da cultura, e isso está se espelhando em Hollywood. É uma grande mudança, e fico muito feliz com isso”, afirmou.
Ainda podemos ter adaptações de Crash?
Atualmente, o personagem Crash Bandicoot está sob os holofotes novamente, sob o controle da Microsoft após a compra da Activision. O interesse em adaptações para várias mídias continua, e recentemente Neil Druckmann, da Naughty Dog, defendeu a ideia de um filme, embora reconheça que a decisão final cabe à Microsoft.