FIFA pede US$ 1 bilhão por ciclo de Copa do Mundo para renovar marca com a EA
Valor pedido é mais que o dobro do acordo atual para manter a marca da franquia
Na última quinta-feira (07), a EA Sports levantou a possibilidade de mudar o nome da franquia FIFA. A trava na renovação da marca, aparentemente, tem a ver com a alta pedida da maior entidade de futebol por um novo acordo: US$ 1 bilhão por cada ciclo de Copa do Mundo (quatro anos).
A informação veio de fontes do The New York Times. Segundo o jornal, o valor corresponde a mais do que o dobro do pagamento atual. A publisher já fornece US$ 100 milhões por ano para ter o “naming rights” para o simulador de futebol.
Além disso, a FIFA busca limitar o acordo com a EA Sports. O objetivo da instituição é envolver os direitos apenas ao jogo em si, sem englobar campeonatos de eSports, produtos digitais e mais. Dessa forma, conseguiria novas fontes de rendas para negociar com a editora.
Obviamente, os pedidos da entidade não agradaram a Electronic Arts. A empresa já estuda um futuro sem a marca e acredita que não afetará no sucesso da franquia. A companhia domina o cenário de futebol nos games e possui acordo de licenças com grandes ligas pelo mundo, como nos torneios da UEFA.
A publisher também renovou o contrato com a FIFPro, sindicato global de atletas, garantindo o uso de nomes e imagens de grande parte dos jogadores do futebol mundial. De acordo com o The New York Times, essas medidas dão confiança para a editora não seguir o acordo com a FIFA. As “únicas” perdas seriam a famosa marca e a Copa do Mundo.
O último jogo do simulador foi lançado no dia 1º de outubro para consoles e PC.
FIFA pode se chamar EA Sports FC
No Reino Unido e na União Europeia, a Electronic Arts registrou um novo domínio: “EA Sports FC”. Este seria o novo nome da franquia, que a editora estaria considerando. Saiba mais!