Notícias

Genéricos? Naturalizados! “Ex-Brasileiros” têm “novos nomes” em FIFA 22

Ai Kesen, Gao Late, A Lan... Agora chineses, brasileiros têm cartinhas no Ultimate Team de FIFA 22

por Thiago Barros
Genéricos? Naturalizados!

Ai Kesen, Gao Late, A Lan e Fei Nanduo. Você já ouviu falar deles? Se você gosta de futebol, certamente sabe quem são essas pessoas, mas com outros nomes. Elkeson, Ricardinho Goulart, Alan e Fernandinho. Jogadores que brilharam no Brasil, foram jogar na China e, durante a passagem pelo país, optaram por naturalizarem-se chineses. E isso chegou ao FIFA 22.

No FIFA 21, esse processo já estava em andamento. Todos os citados, além de Lou Goufo (Aloísio, também conhecido como “Boi Bandido” no futebol nacional), já apareciam como chineses. Contudo, somente Elkeson e Fernandinho tiveram seus “novos nomes” registrados. Em FIFA 22, todos já estão com a nomenclatura chinesa em suas cartas no Ultimate Team. E são os melhores da China no jogo.

Elkeson, ou Ai Kesen, em FIFA 22 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)
Elkeson, ou Ai Kesen, em FIFA 22 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Para quem não está familiarizado com o processo de naturalização, ele começou em 2019 com esses jogadores, que para realizarem essa mudança (e passarem a poder jogar pela seleção da China), tiveram que renunciar à cidadania brasileira. Por isso, o “ex-brasileiros” no título do artigo. Afinal, os chineses não permitem a dupla-nacionalidade, que é algo relativamente comum em outros países.

Inclusive, há outros brasileiros naturalizados no FIFA 22, como os italianos Jorginho e Emerson Palmieri, os ucranianos Marlos e Júnior Moraes, e os russos Guilherme Marinato e Mário Fernandes. Infelizmente, porém, não é possível colocá-los com química máxima no FUT.

Punições em FIFA 22

A EA Sports não está medindo esforços para manter o ambiente de FIFA 22 justo. Na última terça-feira (19), a publisher anunciou uma suspensão de sete dias do online para mais de 30 mil contas que exploraram o glitch que não contava as derrotas no Ultimate Team. Dessa forma, os jogadores ficarão de fora das FUT Champions Finals da semana.