Notícias

[Update] FIFA 21: EA vai remover algumas celebrações para evitar toxicidade

"Shiu" e "A-OK" serão removidos do jogo

por Vinícius Paráboa
[Update] FIFA 21: EA vai remover algumas celebrações para evitar toxicidade

A EA Sports procura combater a toxicidade no multiplayer online de FIFA 21. Por isso, a companhia irá encurtar ou remover certas comemorações no game, para que assim, os fãs deixem de provocar uns aos outros por muito tempo após um gol.

De acordo com o EuroGamer, duas celebrações darão adeus na nova edição do “Fifinha”: “Shiu” e”A-OK”. Tudo para não despertar a ira dos adversários provocados, muitas vezes porque levaram aquele gol aos 90 minutos.

“Shiu” consiste em simplesmente colocar o dedo indicador na frente da boca, em um claro sinal de “fique quieto”. O oponente é obrigado a assistir a animação inteira e pode ficar irritado por conta disso.

“A-OK” é a comemoração criada por Delle Alli, atleta do Tottenham. O jogador faz um “OK”, vira o pulso e coloca a mão na frente do olho, em gesto que viralizou nas redes sociais, quando criado. Por causa da popularidade, a EA Sports o incluiu em versões anteriores de FIFA, mas ele dará adeus em FIFA 21.

O motivo da exclusão de “A-OK” não foi explicado pela publisher, mas provavelmente, é porque o sinal pode ser considerado como um símbolo de ódio. Recentemente, a Activision também removeu um aceno de “OK” de Call of Duty: Modern Warfare por conta disso.

Tempos mais curtos para cobrar faltas em FIFA 21

A EA Sports também trabalha para melhorar a experiência online em outras áreas, além de comemorações. A publisher diminuiu os tempos que os jogadores têm para bater faltas, laterais, tiros de meta ou darem o pontapé inicial.

Em FIFA 20, os atletas virtuais conseguem gastar até 30 segundos em bolas paradas. No novo game, o pontapé inicial terá limite de dez segundos, laterais devem ser cobradas em 12 segundos, tiros de meta, escanteios e pênaltis em 15 segundos, e faltas em 20.

Por fim, não existirão mais animações desnecessárias em partidas online. Algumas cenas serão puladas automaticamente quando a bola for jogada para fora. Por exemplo, quando um jogador busca a bola para cobrar laterais ou quando o goleiro posiciona a pelota para bater o tiro de meta.

FIFA 21 chegará ao mercado no dia 6 de outubro de 2020.

Errata [06/08]: A EA Sports não mencionou que vai remover a comemoração “Calma”, de Cristiano Ronaldo. Na verdade, ela pode ser retirada, mas isto não foi oficialmente confirmado. O artigo original foi corrigido.