Notícias

Gesto de “OK” é removido de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone

Gesto pode representar "supremacia branca"

por Vinícius Paráboa
Gesto de

A Infinity Ward e a Activision removeram o gesto de “OK” de Call of Duty: Modern Warfare e Warzone. A desenvolvedora e a publisher não explicaram porque tomaram a medida, mas de acordo com o portal EuroGamer, isto ocorreu pois o sinal pode ser considerado um símbolo de ódio.

A remoção aconteceu no último update e não estava na descrição das notas do patch. Apesar disso, o estúdio tratou de substituí-lo pelo gesto “Crush”, algo notado rapidamente pelos jogadores.

Em setembro de 2019, o sinal foi adicionado à lista de símbolos de ódio pela Liga Antidifamação (ADL). A organização havia descoberto que algumas pessoas o faziam para se orgulharem da “supremacia branca”. A Activision vem apoiando à causa “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”) e por isso, teria optado em tirar o “OK” do shooter.

O emote chegou a Modern Warfare e Warzone nos últimos meses e estava sendo usado pelos jogadores como uma espécie de “trickshot” – o soldado fazia o sinal de “OK” com a mão esquerda enquanto atirava com a direita. Vídeos com estes momentos se tornaram corriqueiros no fórum do Reddit.

The new ‘Okay’ emote has been the best one added so far from modernwarfare

Esta não é a primeira vez que uma ação foi tomada contra o gesto de “OK” na indústria dos games. Em abril de 2019, a Blizzard repreendeu um fã na Overwatch League por fazer o sinal, este capturado em uma livestream.