Notícias

Será mesmo? Técnicos sugerem que deixar o PS5 na vertical pode não ser uma boa ideia

Sistema de refrigeração do console, aparentemente não foi feito para resistir à gravidade

por André Custodio
Será mesmo? Técnicos sugerem que deixar o PS5 na vertical pode não ser uma boa ideia

Após mais de dois anos desde a estreia da nova geração de consoles, novas informações sobre a posição correta do videogame da Sony começam a surgir. Em uma análise recente, especialistas de reparação disseram que deixar o PS5 na vertical pode causar danos irreparáveis devido a uma falha de design.

Comentários foram compilados pelo site Wololo e trouxeram informações para quem tem dúvidas sobre como posicionar adequadamente seu console. Segundo consta, o sistema de resfriamento do PlayStation 5 não foi feito para resistir à gravidade e pode sofrer com um desequilíbrio no fluxo de metal líquido.

Não coloque seu Ps5 na vertical. Aqui está o resultado: o líquido se move e os resfriadores estão lá.

Casos como esse foram observados em todos os modelos da máquina e resultaram no movimento ou em danos na vedação entre a APU e o cooler. Caso o console fique na horizontal, o metal líquido permanece plano e atinge, por igual, a superfície e suas respectivas propriedades térmicas. Porém, o PS5 na vertical tem chances de sofrer grandes impactos, inclusive com possibilidades de afetar outros componentes e causar perda total via curto-circuitos.

Segundo o youtuber TheCod3r, esse problema seria decorrente de uma falha de design da Sony. Deixar o console por muito tempo em pé pode causar barulhos com giros mais intensos das ventoinhas, maior consumo de energia e superaquecimento. Em casos mais evoluídos, o videogame pode ter a vida útil consideravelmente reduzida e deve enfrentar dificuldades até mesmo para inicializar.

Por enquanto, a Sony não se pronunciou a respeito dessas constatações. Por isso, é bom tratar este assunto com cautela. Mesmo assim, não é algo que parece preocupante. Em dois anos desde seu lançamento, o PlayStation 5 não apresentou problemas nesse sentido. Inclusive, com 30 milhões de unidades vendidas (estatística oficial), erros assim seriam provavelmente relatados constantemente na internet — afinal, foi o que ocorreu com o “drift” do DualSense.

Sony já havia comentado sobre desempenho do PS5 na vertical

Vale lembrar que, no final de 2020, o engenheiro mecânico da Sony, Yasuhiro Ootori, comentou que o cooler não seria impactado caso o PS5 ficasse na vertical ou na horizontal. Curiosamente, ele sugeriu melhorias na dissipação do calor se o console estiver posicionado em pé. Clique aqui e confira mais detalhes sobre o caso.