Notícias

Desempenho do cooler do PS5 será o mesmo com o console de pé ou deitado, diz Sony

Yasuhiro Ootori afirma que desempenho da máquina não mudará dependendo da posição do PS5

por Vinícius Paráboa
Desempenho do cooler do PS5 será o mesmo com o console de pé ou deitado, diz Sony

Desde que o design do PlayStation 5 foi revelado, a Sony mostrou imagens do aparelho de pé e deitado. Isso fez os jogadores questionarem se o desempenho do cooler do PS5 mudaria dependendo da posição do videogame nas estantes alheias. A resposta é não.

Em entrevista ao 4Gamer, o engenheiro mecânico da empresa japonesa, Yasuhiro Ootori, afirmou existir uma ideia geral de que ao colocar o console na vertical, a dissipação de calor fica melhor. No entanto, o sistema de ventilação do videogame foi feito para trabalhar igualmente em ambas disposições.

Não existe diferença no desempenho da ventilação entre as posições vertical e horizontal. Algumas pessoas pensam que a eficiência da dissipação fica maior por conta do efeito chaminé. Entretanto, em um sistema com um ventilador (elétrico) ativo, o efeito chaminé está no nível de erro de medição. Ele funciona de acordo com as especificações tanto deitado quanto de pé.

Ootori também comentou a respeito do design e do material do cooler do PS5. Por ser feito a partir de tereftalato de polibutileno de fibra de vidro, ele tem uma grande vantagem: resistência ao calor.

O ventilador elétrico é projetado para soprar ar nos lados A e B. O material dele é feito de tereftalato de polibutileno de fibra de vidro, que é resistente e tem pouca deformação devido ao calor. O número de penas é calculado a partir do equilíbrio entre a pressão positiva necessária e o volume de ar. Ele é projetado com uma margem para que o corpo principal não se quebre, mesmo em um ambiente muito hostil.

Cooler do PS5 faz o console ser “gigante”

Na última semana, o próprio Ootori explicou que o cooler do PS5 é o principal responsável pelo tamanho avantajado do console. A ventoinha tem 120 mm de diâmetro e 45 mm de espessura, indo de um lado, até o outro do videogame.

O PlayStation 5 será lançado no dia 19 de novembro no Brasil.