Notícias

Fábricas de Sonhos: Naughty Dog, certeza de qualidade em exclusivos do PlayStation

Crash numa era, Uncharted e The Last of Us em outra: o estúdio que começou com jogos para Apple II se tornou a referência em games para plataformas da Sony.

por Thiago Barros
Fábricas de Sonhos: Naughty Dog, certeza de qualidade em exclusivos do PlayStation

Assim que a série Fábrica de Sonhos começou a ser produzida aqui no Meu PS4, o público clamava por uma empresa: a Naughty Dog. Estúdio que se tornou um símbolo da qualidade dos exclusivos do PlayStation, com o Crash Bandicoot nos anos 90 e Uncharted e The Last of Us nas gerações mais recentes, ele tornou-se um dos mais aclamados do planeta.

E não é para menos. A companhia que começou fazendo jogos para o Apple II e passou por diversas dificuldades, e até um breve hiato, hoje é vista como o estado da arte da produção de jogos eletrônicos. Narrativa, gameplay, gráficos. Tudo nos jogos da Naughty Dog nesses últimos anos foi amplamente elogiado por público e crítica.

1

Mas a história desse Cachorro Safado você já conhece, de um outro especial que fizemos aqui, quando ela completou 30 anos de vida. Por isso, nesse Fábrica de Sonhos teremos uma abordagem um pouquinho diferente. Vamos falar de alguns fatos não tão conhecidos assim da empresa. Vem com a gente?

Cachorro Safado – De onde surgiu o nome Naughty Dog? Bem, ele nasceu em 1989 por uma ironia do destino. A empresa já existia, mas chamava-se JAM Software. Só que isso já era uma marca registrada na Austrália, e eles descobriram isso quando fecharam uma negociação para trabalhar com a EA.

2

Imagine só: você tem uma empresa pequena, fecha acordo com uma gigante do ramo e simplesmente descobre que tem que mudar tudo o que você é para o mercado senão irá perder o contrato. Foi isso o que aconteceu: Jason Rubin e Andy Gavin tiveram que criar uma nova cara para sua companhia em 24 horas para evitar uma tragédia.

Obviamente, isso não foi fácil – e eles não tinham muitas ideias. Até que olharam para um desenho, feito por um deles, Jason. Era um cachorro, de óculos escuros, curtindo a praia, com um monte de mulheres ao seu redor. Boom: Naughty Dog (Cachorro Safado). E deu muito certo, porque tornou-se um nome totalmente diferente, curioso e que “pegou”.

LISP – Se você tem contato com programação, provavelmente já ouviu falar de LISP. É uma família de linguagens que era a principal forma de criar aplicações de inteligência artificial nos anos 70 e 80. E sabe quem ajudou a melhorá-la com o tempo? Jason e Andy, os fundadores da Naughty Dog.

3

E, como não poderia deixar de ser, a LISP foi a base da tecnologia própria criada pela Naughty Dog para fazer Crash Bandicoot nos anos 90, a GOOL. Pouco depois, veio a GOAL, utilizada no desenvolvimento da série Jak and Dexter. Hoje, para conversar de forma mais eficiente com a Sony, porém, a empresa utiliza C++.

Meninos Prodígio – Como se isso acima não fosse a indicação suficiente do quão gênios esses caras são, tem mais uma: eles fizeram o primeiro jogo da vida deles com 16 anos – Ski Crazed, criado para o Apple II, na garagem de uma casa, depois de eles “copiarem” o código de uma série de jogos de esqui.

4

Mas não é só isso. Andy Gavin também já embarcou em aventuras de start-ups (junto a seu parceiro Jason) e até escreveu escreveu dois livros: The Darkening Dream, de 2011, e Untimed, que saiu no ano passado. 

Hierarquia Horizontal – A Naughty Dog não possui uma hierarquia tradicional de chefes e subordinados. A empresa acredita em um posicionamento horizontal de sua equipe – e até mesmo o relacionamento com a Sony é feito dessa forma. A galera tem total liberdade para criar e para conversar com a empresa japonesa.

Roteiristas, designers, programadores. E, segundo os próprios funcionários, isso é uma das grandes vantagens de se trabalhar lá; além de um dos principais motivos para tudo sair tão bem na empresa. O designer pode criar o visual que quiser. O roteirista tem um papel em branco para escrever. 

ICE – A relação da Naughty Dog com a Sony é tão boa que eles têm uma equipe só para ajudar a empresa a melhorar seus jogos. É um time chamado ICE, simplesmente o grupo de especialistas que trabalha para otimizar o visual dos games exclusivos da PlayStation. Eles trabalharam no PS4 desde a sua criação.

Essencialmente, eles criam ferramentas de debug, pipelines de processamento e até um componente ou outro para as engines dos jogos. O próprio site da Naughty Dog tem uma página dedicada a esse grupo, detalhando um pouquinho do que eles fazem. Você pode até enviar seu currículo para trabalhar lá.

Um Jogo De Cada Vez – Por 25 anos, a Naughty Dog dedicou-se exclusivamente a um jogo por ano. Enquanto outras gigantes do ramo costumam trabalhar em vários projetos simultaneamente, o estúdio ficou de 1984 a 2011 fazendo apenas um game a cada ano. Sabe o que mudou isso? Talvez sua obra-prima: The Last of Us.

5

O desenvolvimento da aventura de Ellie e Joel foi criado por um segundo time dentro da Naughty Dog, enquanto uma parte dos funcionários continuava trabalhando com a série Uncharted. Atualmente, o ritmo parece seguir assim. Afinal, enquanto vimos Uncharted: The Lost Legacy, já sabíamos que algo de The Last of Us Part II estava por vir.

100 milhões – A prova de que todo esse trabalho dá certo é o número de cópias vendidas pela Naughty Dog. Somente somando as suas três principais franquias, Crash Bandicoot, Uncharted e The Last of Us, já foram mais de 100 milhões de unidades. Um número bem significativo, não é mesmo?

6

Crash vendeu cerca de 40 milhões de jogos somando todos os seus títulos, The Last of Us sozinho chegou a 17 milhões, enquanto a série Uncharted, que comemorou 10 anos em 2017, teve mais de 40 milhões. Ainda vem aí The Last of Us Part 2 em breve, então esse número vai crescer bastante, ficando ainda mais relevante.

Ready At Dawn – Muita gente vê Uncharted e The Last of Us e acha que a Naughty Dog é uma empresa nova. Nada disso. Ela é bem antiga, dos anos 80, e inclusive já deu até origem a uma outra companhia. Ou quase isso. A Ready At Dawn, criadora de The Order 1886, nasceu de ex-funcionários da ND.

Didier Malefant, antigo desenvolvedor da empresa, convocou outros membros de lá e da Blizzard para fundar seu próprio estúdio, em 2003. Em 2006, eles criaram o seu primeiro jogo, Daxter. para o PSP.

Cards da PSN todo mês – Mas quem trabalha na Naughty Dog não parece ter muito do que reclamar. A empresa oferece várias vantagens incríveis – incluindo cards para botar créditos na PSN todo mês. Tem também descontos na Sony Store, sessões exclusivas dos filmes da Sony, jogos da Sony mais baratos e muito mais.

7

Achou os benefícios bacanas? Dá uma olhadinha no site deles: tem várias vagasNo LinkedIn, há 455 pessoas cadastradas como funcionárias da Naughty Dog. No Owler, estima-se que ela tenha 255 empregados. O estúdio, que atualmente trabalha em The Last os Us Part II, fica em Santa Monica, na Califórnia, Estados Unidos.

Jackass – A imagem de Nathan Drake já está bem consolidada nas mentes de quaisquer pessoas que gostem de jogos eletrônicos – até as que não têm um PlayStation. Porém, a ideia inicial era bem diferente. O personagem era para ser uma “homenagem” a Johnny Knoxville – sim, aquele de Jackass. Confira na imagem abaixo do projeto original dele:

8

Já pensou como ele seria diferente do que estamos acostumados hoje? Provavelmente, se o jogo fosse bom do mesmo jeito, talvez ainda fizesse o mesmo sucesso, mas é bem curioso ver que a inspiração veio de um cara também bastante corajoso – só que de um jeito completamente oposto.

Conheça as histórias de outras “Fábricas de Sonhos”: