Notícias

Ex-executivo da EA defende loot boxes do Ultimate Team de FIFA 21

Peter Moore não acredita que a prática seja um jogo de azar

por Vítor Amorim Heringer
Ex-executivo da EA defende loot boxes do Ultimate Team de FIFA 21

O ex-presidente da EA Sports, Peter Moore, em entrevista ao site GamesIndustry, defendeu as loot boxes do Ultimate Team de FIFA 21 e disse que não considera como jogo de azar, como muitos afirmam. Para ele, há uma sensação de recompensa ao obter os itens nos pacotes.

Você está sempre conseguindo alguma coisa. Não é como se você abrisse e não houvesse jogadores lá. Esta é uma visão pessoal, mas o conceito de surpresa e ‘deleite’ existe. Você pode comprar ou obter jogando um pacote de ouro, você o abre e fica feliz, ou acha que é um pacote de baixa qualidade. Não vejo isso como jogo de azar, por si só – mas, novamente, esta é minha opinião como um estranho agora.

Moore comparou as loot boxes com cartões de cigarro colecionáveis ​​e outros semelhantes, como abrir pacotinhos de figurinhas de um álbum, e que a sensação de conseguir uma carta rara é a mesma.

Eu acho que aquela sensação de incerteza e ‘o que você vai conseguir?’, e então ‘bang’, Ronaldo ou Messi aparecem e isso é uma coisa maravilhosa.

O ex-executivo da Electronic Arts também defendeu sua antiga empresa. Segundo ele, o estúdio está sempre ouvindo o feedback dos jogadores e mudam quando percebem que fizeram algo errado.

Uma coisa em que eles (EA) sempre são bons é obter feedback e perceber ‘sabe de uma coisa, provavelmente não deveria ter feito isso’ ou ‘essa foi a decisão errada, não era importante para o jogador’ e, em seguida, recuar e tomar uma decisão diferente.

A discussão sobre loot boxes está em alta, principalmente, na Europa. No final de dezembro, entidades britânicas divulgaram um relatório pedindo que a prática seja considerada jogo de azar.

Governo holandês multa EA por conta de loot boxes

No início de novembro, a Netherlands Gaming Authority, órgão do país que regula jogos de sorte, pediu para a publisher retirar esse sistema do FIFA. No entanto, a companhia não acatou a solicitação levando o governo a tomar um atitude e multasse a empresa.

Na época, em comunicação enviado ao IGN, a EA disse se sentir “desiludida” com o ocorrido e não concorda em estar violando as leis de apostas da Holanda com os packs de FIFA.