Notícias

Estúdio de Surgeon Simulator despede um terço da equipe

Bossa Studios mandou 19 funcionários embora e reduziu a equipe para focar apenas no seu próximo jogo, Lost Skies

por Thiago Barros
Estúdio de Surgeon Simulator despede um terço da equipe

Bossa Studios. A mais nova empresa a demitir na indústria dos games. Responsável por Surgeon Simulator, ela despediu um terço da sua equipe – cerca de 19 funcionários. Em comunicado enviado ao Games Industry, o co-fundador do estúdio, Henrique Olifier, citou o número de lançamentos de qualidade AAA no fim de 2023, o que, segundo ele, foi diretamente responsável por problemas de financiamento para a companhia.

“Decorrente dessa situação excepcional, tivemos que tomar a difícil decisão de remodelar o estúdio para refletir a posição em que nos encontramos, concentrando todos os nossos esforços em Lost Skies. Isso significa que estamos na dolorosa posição de ter que dispensar cerca de um terço do estúdio. Entre eles, alguns dos nossos colegas mais próximos”, disse.

O executivo aproveitou para pedir ajuda de outras empresas para que ninguém fique sem trabalho.

“Embora estejamos fazendo o máximo para apoiá-los, ficaríamos gratos por qualquer ajuda que nossos colegas da indústria possam oferecer para divulgar essas ótimas pessoas – ou melhor ainda, contratá-las como parte de sua equipe. Será difícil encontrar um profissional de desenvolvimento de jogos melhor do que um desses Bossians, pelos quais daremos nosso total aval. Costumamos dizer que fazer jogos é difícil, mas nada é mais difícil do que ver pessoas que admiramos sendo dispensadas. Em última análise, tentamos ao máximo evitar chegar a essa situação, e estamos realmente tristes pelo ponto em que chegamos”, concluiu.

Estúdio de Surgeon Simulator segue “péssima tradição” de 2023

Vale lembra que, em 2023, a indústria de jogos foi duramente atingida com demissões em companhias, como Embracer, Xbox Game Studios, Epic Games, Sony Interactive Entertainment, CD Projekt, Unity, Ubisoft, Riot Games, Blizzard, Crystal Dynamics, BioWare, Striking Distance, Team17, Frontier Developments, Telltale Games, Digital Extremes, Amazon and Digital Bros.

O impacto causado pelas grandes “reestruturações” no mercado de games em 2023 pode ter sido maior que o imaginado. De acordo com uma análise, cerca de 9 mil devs podem ter perdido seus cargos, em meio a demissões e fechamentos de estúdios. Clique aqui para saber mais sobre o que motivou tudo isso e como deve ficar o panorama mirando o ano de 2024, que mal começou.