Notícias

EA Sports UFC 4: produtores prometem jogo mais “acessível”

Em entrevista ao MeuPlayStation, equipe de desenvolvimento destaca comandos mais simples no game

por Thiago Barros
EA Sports UFC 4: produtores prometem jogo mais

EA Sports UFC 4 ainda não tem uma data de lançamento, mas aos poucos suas principais novidades vão sendo reveladas. Nessa terça-feira (21), por exemplo, um vídeo detalhando as melhorias de gameplay do título foi divulgado. E nada melhor do que falar com quem criou tudo isso para entender melhor do que se trata, não é mesmo?

O Meu PlayStation fez uma entrevista exclusiva, via videoconferência, com Nate McDonald, produtor, e Brian Hayes, diretor criativo dessa nova versão do jogo oficial do maior evento de MMA do planeta. Como diria o grande narrador do canal Combate, Rhodes Lima, calce suas luvas, coloque seu protetor bucal e confira o papo abaixo.

“Uma das coisas que adicionamos foram novos controles de assistência no grappling. É algo que usa o sistema que já existe para todas as transições e deixa elas um pouquinho mais fáceis. Torna o jogo de chão, seja para ground and pound ou finalizações, algo mais fácil para todos os jogadores. Além disso, também adicionamos algumas novas posições. E o clinch também mudou bastante. Era basicamente como o de chão, mas em pé. Agora, é bem diferente. Você consegue mudar, tem mais fluidez, realmente esse overhaul é uma das coisas novas e que esperamos que deixe o jogo mais acessível para todos”, comentou Hayes.

E a palavra-chave da coisa parece mesmo ser “acessibilidade”. As principais mudanças foram todas em torno de deixar os comandos não somente mais simples, como também mais responsivos.

“Criamos mais acessibilidade para os novos inputs. Havia alguns momentos em que tinha que apertar muitos botões ao mesmo tempo. Agora está mais fácil. Mas para combinações básicas, segue fluido como sempre, além de mais responsivo. Houve algumas melhorias e equilíbrio na parte da stamina, testando internamente e com a comunidade. Sempre depende muito do seu estilo de jogo. Se você luta de uma certa forma, vai sentir. Se você dá vários golpes direto ou esquiva direto, vai sentir. Pode ter uma série de impactos diferentes. Alguns jogadores podem achar melhor ou pior. Mudou, mas não foi pra ser mais ou menos positivo, só para equilibrar”, disse.

Feedback da Beta de EA Sports UFC 4

Nos últimos dias, uma versão beta de EA Sports UFC 4 foi disponibilizada para alguns jogadores da franquia (nós testamos) e, segundo Hayes, o feedback foi bem positivo – seja em termos de críticas construtivas, que poderão ser solucionadas, e de elogios às novidades.

“A grande parte foi um feedback que estávamos esperando. Havia problemas que nós já tínhamos identificado, que sabíamos que ainda não estavam 100%, e houve também coisas legais que falaram e que teremos tempo para acertar. E, claro, haverá ainda mais coisas pra frente. Mas, no geral, o feedback foi bem positivo”, frisou.

EA Sports UFC 4 release date | Shacknews

Nate McDonald ressaltou o fato de que haverá uma curva de aprendizado para todos os jogadores, e que muitos podem estranhar um pouco as mudanças, mas pegarão o jeito com algumas horinhas de treinos.

“De certa forma, houve algumas preocupações de certas pessoas, mas no geral, analisando feedback de todos os canais, foi realmente bom. Algo que aprendemos com certeza é que, conforme as pessoas reaprendem como jogar, pode demorar, mas com mais horas você percebe exatamente a evolução. Depois, elas dizem que gostaram. O trabalho é fazer com que essas pessoas aprendam o mais rápido possível, e teremos isso no jogo final. Não estavam no beta, mas o modo de treino vai ajudar muito, tem o manual de treinamento, com mais de 100 clipes de tutorial, vídeos acessíveis… Vai haver muitas oportunidades para aprender”, completou.

Criativo, mas ainda um simulador do UFC

Algo que chamou a atenção no primeiro trailer de EA Sports UFC 4 foi a presença de lutas de rua e de torneios como o famoso Kumitê, torneio do clássico filme O Grande Dragão Branco. Além disso, Anthony Joshua e Tyson Fury, famosos boxeadores, integram a lista de lutadores, assim como Bruce Lee, que já apareceu em EA Sports UFC 3.

“Somos um videogame, então poder tomar umas certas liberdades, adicionar elementos mais divertidos, colocar novos personagens, criar lutadores de uma nova forma, para mim isso foi ótima grande parte, mas também, é claro, nosso maior objetivo ainda é fazer o melhor do UFC estar no game, fazendo o melhor simulador possível do evento”, revelou Nate.

EA Sports UFC 4 Roster Confirms Multiple Fighters | nyob.news

Ou seja, de fato, o que podemos esperar é uma evolução em termos de gameplay para tentar fazer com que o jogador se sinta ainda mais próximo da vida real nas lutas de EA Sports UFC 4.

“Me perguntar qual a novidade que mais gostei é como me perguntar qual é meu filho mais bonito, mais inteligente, o preferido. É sempre difícil responder. Mas seus comentários sobre acessibilidade são importantes, porque foi algo que nós pensamos muito. Acredito que, nos aspectos de gameplay, esse aumento de autenticidade e acessibilidade do jogo são os principais pontos, mas também estou muito feliz de ter visto melhorias em outras áreas sobre as quais ainda falaremos em breve”, completou Brian.

Veja o primeiro trailer e todos os detalhes de EA Sports UFC 4 ...

O próximo passo é falar sobre o Modo Carreira, algo que deve acontecer ainda nessa semana ou na próxima. Mais popular estilo de jogo desse e de quase todos os outros jogos de esporte, ele gera enorme expectativa nos fãs. E aí, o que será que EA Sports UFC 4 trará nesse aspecto? Saberemos em breve – e, claro, contaremos tudo para vocês.