Notícias

Segundo documento, EA faz “tudo que pode” para jogadores de FIFA 21 migrarem para o FUT

Documento foi vazado e indica que publisher faz de tudo para levar os jogadores ao Ultimate Team

por Jean Azevedo
Segundo documento, EA faz “tudo que pode” para jogadores de FIFA 21 migrarem para o FUT

De acordo com documentos vazados e parcialmente publicados pela CBC News através de um insider, a EA estaria fazendo de tudo para que os jogadores de FIFA 21 invistam nas loot boxes do game. O site teve acesso a 54 páginas nas quais demonstram que o modo Ultimate Team é considerado o pilar do simulador de futebol.

A falta de informações no que pode ser adquirido ao abrir um pacote de cartas no jogo é assunto de bastante debate na comunidade. Em uma das páginas, é possível ver uma apresentação em slides com “cinco coisas que você precisa saber” sobre o título.

FIFA 21 - confidencial

  1. Temos mais jogadores ativos do que nunca no FIFA (mais de 5,3 milhões);
  2. A equipe está centrada e focada no engajamento desses jogadores a partir da metade de setembro;
  3. Jogadores receberão muitas mensagens convidativas para o modo FUT ao longo de todo o verão (período de férias escolares);
  4. O Ultimate Team é um pilar e estamos fazendo de tudo para levar os jogadores até lá;
  5. A volta do futebol só vai nos ajudar e os planos estão prestes a se tornarem mais flexíveis.

O insider anônimo disse que “não entendeu porque alguém colocaria isso em uma apresentação na companhia” e ressaltou estar “cada vez mais difícil defender o que parece ser um jogo de azar irregular”.

Por anos eles tentaram negar isso de forma plausiva. Mas nos seus documentos internos fica claro que esse é o objetivo. Queremos que as pessoas caiam nesse esquema dos pacotes.

As loot boxes do FIFA 21 acabaram de gerar um processo para a publisher aqui no Brasil. A ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente) pede uma indenização de R$ 19,5 bilhões, por “danos morais, coletivos e individuais” contra 13 empresas de games.

FIFA 21 é um jogo monótono?

Em outra parte do documento, a companhia taxa FIFA 21 como um jogo monótono e usa o termo “grind”, talvez significando que em algum ponto ele deixe de ser tão divertido. E nessa estratégia, a EA acaba levando seus usuários a investir pesado nos packs.

No artigo onde o documento veio a público, a CBC também destaca a resposta de um porta-voz da publisher em relação ao assunto:

Todos nossos títulos podem ser jogados sem o gasto de dinheiro com itens, em sua maioria os usuários não optam por isso. O Ultimate Team faz parte da franquia há mais de uma década e é um dos modos mais populares do mundo. O termo “grind” não é usado com tanta frequência assim.

E aí, caro leitor? Você gasta com os pacotes do Ultimate Team em FIFA 21? Conte pra gente nos comentários!