Notícias

Hora de dar tchau: após três jogos lançados, EA encerra franquia Project Cars

Devs da Slightly Mad Studios trabalharão em outros projetos esportivos da editora

por André Custodio
Hora de dar tchau: após três jogos lançados, EA encerra franquia Project Cars

Após três jogos publicados, a Electronic Arts decidiu encerrar a franquia Project Cars. De acordo com uma matéria compartilhada pelo GamesIndustry.biz, os desenvolvedores da Slightly Mad Studios serão direcionados para “funções adequadas” em outros projetos de corrida.

O cancelamento da série é resultado da aquisição recente da Codemasters pela EA — a empresa inglesa já era proprietária da Slightly Mad Studios antes do acordo. Na reportagem, fica compreendido a falta de espaço da franquia no portfólio de jogos de corrida da empresa, especialmente com a consolidação da saga F1 e com a estreia de Need for Speed Unbound.

“Após uma avaliação do próximo título de Project Cars e seu potencial de crescimento a longo prazo, tomamos a decisão de interromper o desenvolvimento e investimento para a franquia”, diz o comunicado da EA. “Decisões como essas são muito difíceis, mas nos permitem priorizar nosso foco em áreas onde acreditamos que temos a oportunidade mais forte de criar experiências que os fãs vão adorar.”

Os três jogos de Project Cars, lançados entre 2015 e 2020 e originalmente publicados pela Bandai Namco, tiveram críticas entre mistas e positivas. Recentemente, devido a problemas de licença de veículos, os dois primeiros games foram removidos das lojas digitais.

Os jogos estão no centro do entretenimento esportivo e de corrida e, com as mudanças nas expectativas dos fãs, reconhecemos a necessidade de evoluir nossos jogos além do puro jogo, proporcionando experiências para os fãs também assistirem, criarem e se conectarem com seus amigos.

Saiba mais sobre Project Cars

Apresentada como uma experiência de simulação realista, a franquia Project Cars introduziu um sistema de dirigibilidade imersivo, com cenários dinâmicos e centenas de veículos à disposição. Com o lançamento do terceiro título, a série partiu para um lado mais arcade e se baseou em mecânicas de desafio, sacrificando a essência anterior para oferecer mais acessibilidade.

Você acha que a franquia fará falta no cenário de games? Comente! E não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!