Notícias

Pistolou! Ex-Slightly Mad se revolta com a EA após encerramento de Project Cars

Fundador do estúdio critica EA por olhar muito para "números nas planilhas"

por André Custodio
Pistolou! Ex-Slightly Mad se revolta com a EA após encerramento de Project Cars

O encerramento da franquia Project Cars pela Electronic Arts não agradou nem um pouco Ian Bell, fundador da Slightly Mad Studios. Em um desabafo compartilhado nas redes sociais, o ex-executivo da desenvolvedora comentou sobre a decisão e não se mostrou feliz.

A estratégia da editora deve impactar a rotina de 160 funcionários, já que eles serão designados para funções específicas de outros estúdios subsidiários. Essa questão preocupou Bell e o fez se posicionar em tons críticos, questionando como a publisher de FIFA vê esses números.

EA, continue sendo incrível… Eu disse minha parte e mantenho cada palavra enquanto eles continuam a prová-las. Como estão esses números (desculpe, quero dizer pessoas, com esperanças, sonhos e famílias) olhando, na parte inferior dessas planilhas?

Passado para além de Project Cars

Vale lembrar que esse não é o primeiro desentendimento público entre o fundador do estúdio e a EA. Em 2017, Bell detalhou como foi a negociação com a empresa para o lançamento do arco Shift, de Need for Speed. Segundo ele, o terceiro game foi cancelado sem aviso prévio, mesmo após ter sido financiado em US$ 1,5 milhão e ter iniciado a pré-produção.

Além disso, ele comenta que a Electronic Arts “roubou” funcionários da Slightly Mad Studios. “Eles enviaram e-mails para três, quatro, cinco de nossos principais funcionários. E dois dos quais foram embora, porque estávamos com problemas. Não tínhamos mais nada. Nós terminamos. Eles literalmente destruíram nossa empresa, tentaram nos matar, tentaram roubar nossa tecnologia também”, esclarece (via VGC).

Esses caras são idiotas. Não temos respeito pela EA. Eu nunca vou fazer um acordo com eles de novo, sem respeito por eles, eles são seres humanos horríveis, são monstros corporativos.

Os conflitos com a editora permanecem mesmo com o executivo não integrando posição ativa na desenvolvedora. Em outubro de 2021, Bell optou por deixar a Slightly Mad Studios, afirmando que era a hora de se afastar, “com o futuro do estúdio agora garantido”.

O que você acha dessa treta pós-encerramento de Project Cars? Comente! E não deixe de acompanhar o MeuPS em nosso perfil oficial no TikTok!