Notícias

DOOM Eternal: executivo acusa compositor de atrasar trilha sonora

Produtor de DOOM afirma que Mick Gordon não entregou músicas no prazo estipulado

por Caio Miranda
DOOM Eternal: executivo acusa compositor de atrasar trilha sonora

A trilha sonora de DOOM Eternal é alvo de polêmica. No fim de abril, o compositor Mick Gordon, responsável pelas músicas do jogo, demonstrou insatisfação com o trabalho de mixagem feito pela id Software. Em resposta ao artista, o produtor executivo do estúdio, Marty Stratton, divulgou uma declaração pública contando seu lado da história.

Para quem não se lembra, Gordon disse não ter participado do processo de mixagem das músicas, com exceção de poucas faixas. Por isso, o trabalho ficou comprometido e colocou em xeque sua participação nos futuros projetos da franquia.

No entanto, toda história tem seus dois lados. O produtor de DOOM disse que o compositor falhou diversas vezes ao não entregar as composições na data prometida. Segundo Stratton, os termos de contrato entre Gordon e a id Software eram semelhantes ao antigo contrato firmado em DOOM (2016). O acordo previa que o artista entregasse no mínimo 12 faixas.

Após o compositor não cumprir os prazos, a companhia optou por convocar a equipe de áudio para trabalhar na produção e mixagem dos fragmentos das canções entregues por Gordon. O resultado final demonstra claras diferenças entre as músicas trabalhadas pelo músico e as demais remixadas pelo estúdio.

Alguns sugeriram que fomos descuidados ou desrespeitamos a música do jogo. Outros especularam que Mick não teve tempo ou liberdade criativa para entregar algo diferente ou melhor. O fato é – nada disso é verdade.

Apesar de ter ficado desapontado com a situação, Stratton não deixou de elogiar o trabalho do compositor de DOOM Eternal e DOOM (2016). Em relação ao futuro, parece que o “casamento” entre as partes chegou ao fim. A id Software está trabalhando na DLC do jogo, mas Gordon não faz parte do projeto.