Notícias

Novo modelo do PS5 é “basicamente igual” ao anterior, crava Digital Foundry

Analista testou o console em seu limite e comparou os resultados com a versão de lançamento

por Jean Azevedo
Novo modelo do PS5 é “basicamente igual” ao anterior, crava Digital Foundry

O novo modelo do PS5 acabou causando um pouco de controvérsia. Mais leve, o console recebeu uma repaginada no sistema de resfriamento com uma outra ventoinha e um dissipador diferente — menor em comparação ao “original”. Para esclarecer, de uma vez por todas, o Digital Foundry resolveu estudar o caso e concluiu: “é basicamente o mesmo” videogame.

Para colocar as diferenças à prova, Richard Leadbetter, editor tecnológico do canal, focou primeiramente em observar o desempenho, experimentando exaustivamente dois PlayStation 5 (anterior e revisado).

Em seguida, com a ajuda de Steve Burke, da Game Nexus, Leadbetter teve a ideia de mesclar as tecnologias do novo modelo do PS5 com as da versão original, usando a mesma placa durante as avaliações, mas trocando os dissipadores.

A Sony não substituiu somente a unidade de resfriamento. A placa mãe também passou por ajustes para proporcionar uma regulação apropriada em demais componentes, mesmo com algumas poucas variações de temperatura, mas nada comprometedor.

Cooler do modelo antigo do PS5. O novo modelo do PS5 é alvo de polêmica..
(FONTE: Reprodução)

Surpreendentemente, mais um recurso do console foi “descoberto”. De acordo com Leadbetter, as ventoinhas são ativadas de acordo com a necessidade do processador. Curiosamente, o PS5 revisado faz um pouco mais de ruído, mas os testes não indicaram alterações de desempenho até então.

Novo modelo do ps5
(FONTE: Reprodução)

Para sanar a última dúvida, Richard colocou o PlayStation 5 para funcionar em um local com pouca ventilação. O motivo? Comprovar a manutenção da boa performance do aparelho, mesmo em situações adversas.

Segundo o analista, o hardware obteve o resultado esperado para o cenário. Após duas horas me pleno funcionamento, o videogame estava quente, porém não apresentou indícios de lentidão ou algo parecido. A máquina foi feita para continuar funcionando mesmo em condições inadequadas, ainda que tenha um mecanismo de desligamento automático.

Dessa forma, o parecer técnico do Digital Foundry concluiu que o novo modelo do PS5 é praticamente igual ao do lançamento. O consumidor não deve se preocupar, já que a revisão é tão boa quanto as demais versões.

Novo modelo do PS5 não apresenta superaquecimento

O próprio Richard Leadbetter fez outros testes no novo modelo do PS5 e ressaltou não ter identificado nenhum problema na performance. Ainda sem ter a opinião definida pelo teste acima, ele já tinha comentado sobre a mudança no design das ventoinhas. Veja o que ele disse.