Diferença entre PS5 e Xbox Series X é mínima, diz dev de Hazel Sky
Teraflops acima de 10 são um "paraíso", diz Charles Marcolim
Quando a Sony revelou as especificações do PS5 em março, houve discussões sobre o console ser menos poderoso que o Xbox Series X. Enquanto o primeiro terá 10,28 teraflops, o videogame da Microsoft virá com 12. Mesmo assim, a diferença nos números não parece ser suficiente para convencer os devs de que uma das máquinas é muito superior a outra.
Em entrevista ao GamingBolt, o game designer da Coffee Addict Studio (produtora de Hazel Sky), Charles Marcolim, foi perguntado sobre o assunto. Na opinião dele, a diferença no poder dos consoles será “mínima”, pois qualquer coisa acima de 10 teraflops será um “paraíso” de uma perspectiva da GPU.
(Diferença) mínima na minha opinião. Sempre pensamos sobre PCs de baixo nível rodando nossos jogos então tentamos otimizar o jogo como possível e qualquer coisa acima de 10 teraflops é um paraíso para nós, de um ponto de vista da GPU.
Segundo Marcolim, o ponto divisório entre o PS5 e o Xbox Series X está em outros fatores além do poder. A Microsoft, por exemplo, está investindo em jogos indie e isso pesaria a favor da empresa norte-americana.
Eu não acho que poder realmente importa. Se importasse, o Switch não seria um sucesso. Eu sinto que os estúdios que a Microsoft comprou, os jogos que estão fazendo e o carinho que eles estão tendo ao escolher cada game indie que entra em sua loja são sinais bem melhores do que o poder bruto do console.
Em outra entrevista recente, um dev de Chorus afirmou que há muito debate sobre os dados de teraflops da next-gen. Mas o que realmente deveria importar é se tais números deixariam o sistema tomar vantagem disso.
O PS5 e o Xbox Series X têm janela de lançamento programada para o final de 2020.