Notícias

Saiu da jaula: especificações revelam um PlayStation 5 monstruoso

Mark Cerny revelou os detalhes técnicos do novo console da Sony nessa quarta-feira (18)

por Thiago Barros
Saiu da jaula: especificações revelam um PlayStation 5 monstruoso

O meme é antigo, mas não dá pra dizer outra coisa: saiu da jaula o monstro PlayStation 5. Não foi do jeito que a maioria esperava, com um evento de gala em Nova York, nem mesmo com um State of Play. Em um anúncio bem low profile, provavelmente motivado pela pandemia do novo coronavírus, Mark Cerny revelou, no PlayStation Blog, os detalhes técnicos do console da próxima geração. E eles são incríveis!

Nós já sabíamos algumas informações interessantes sobre o console. Novo SSD para loading mais rápido de jogos, retrocompatibilidade, GPU e CPU muito mais potentes… Porém, agora temos especificações de fato. Até de uma forma mais técnica do que muita gente esperava – o que não chega a ser surpresa, já que o conteúdo foi uma “adaptação” do que a Sony falaria na GDC, evento que é focado nos devs.

Detalhes do PlayStation 5

A apresentação começou com uma simulação visualmente bizarra de uma palestra do arquiteto – como seria o keynote da GDC, onde os detalhes seriam apresentados se não fosse o covid 19. Em termos de conteúdo, Cerny explicou a importância de ter viajado o mundo pra conversar com devs sobre como o PS5 poderia ser melhor para que eles fizessem seus jogos.

Segundo ele, o tempo de adaptação das publishers ao PlayStation 5 será o menor de toda a história do console da Sony, com menos de um mês. E, claro, mais do que isso, o aparelho será muito mais potente – incentivado pelo feedback das desenvolvedoras. Foram elas que mais falaram sobre a lentidão do carregamento dos jogos e a necessidade de GPUs mais fortes.

Compare as especificações do PS5 e Xbox Series X

Pois bem, o próximo console terá isso. O SSD vai conseguir ler 5 GB/s (pelo menos) e terá um carregamento praticamente instantâneo de conteúdo. Não haverá loadscreens ou reloads; “você imediatamente vai voltar à ação depois de morrer”, disse Cerny. Aquelas “viagens rápidas” de jogos irão ser realmente rápidas.

Outro ponto é que não haverá instalação de jogos como conhecemos hoje. Nada de ficar um tempão esperando para jogar depois de um patch. Além do desempenho incrível do SSD personalizado do PS5, o console ainda terá memória RAM de 16 GB DDR6. Isso permitirá jogar com uma velocidade nunca antes vista e muito superior ao que temos atualmente.

Compare: PlayStation 5 vs PlayStation 4 Pro vs PlayStation 4 FAT

O espaço para armazenamento será de 1 TB – com 825 GB ficando de espaço disponível para jogos. Outros detalhes são que o console terá um leitor de Blu-Ray 4K, um slot SSD para expansão do armazenamento e compatibilidade com HD’s externos, como há no PS4. Sua CPU terá oito núcleos Zen 2 de 3.5GHz e a GPU contará com 10.28 TFLOPs e 36 CUs a 2.23GHz.

A apresentação em si foi para detalhar esses números, a arquitetura e as características técnicas dos componentes do PlayStation 5. Algo, claro, muito mais voltado para quem trabalha com isso do que para o consumidor, o jogador.

Especificações do PlayStation 5

Processador 8x Zen 2 Cores de 3.5GHz
Placa Gráfica 10.28 TFLOPs, 36 CUs de 2.23GHz
Arquitetura GPU RDNA 2 Customizada
Memória RAM 16GB GDDR6/256-bit
Banda de Memória 448GB/s
Armazenamento 825GB SSD Customizado
Vazão 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
Expansão de Armazenamento Slot NVMe SSD
Armazenamento Externo USB HDD
Leitor de Disco 4K UHD Blu-ray Drive

Retrocompatibilidade do PlayStation 5

O novo console da Sony terá retrocompatibilidade com o PlayStation 4 (FAT e PRO). Em uma longa explicação técnica, o projetista explicou que os jogos de PS4 rodarão no PlayStation 5 através de uma técnica chamada de Legacy Mode.

Confirmado: PS5 terá retrocompatibilidade com PS4 1