Notícias

Devs de Splinter Cell não gostavam dos livros de Tom Clancy

Ed Byrne, veterano responsável pelo design de cenários, revelou informação curiosa em programa

por Jean Azevedo
Devs de Splinter Cell não gostavam dos livros de Tom Clancy

Ed Byrne, ex-chefe de design de cenários na Ubi, revelou que o Splinter Cell original teve pouca influência das narrativas originais de Tom Clancy. Segundo ele, o roteiro não foi bem recebido pela equipe, e como tinham liberdade criativa no projeto, apenas adicionaram o nome da série ao jogo.

A razão para isso? De acordo com Byrne, em entrevista à Game Informer, a equipe era composta por “um bando de liberais de coração mole” e o roteirista J. T. Petty era “um estudante da Universidade de Nova York que usava sandálias e era vegano”.

“Eles eram simplesmente terríveis”, diz Byrne. “Posso admitir isso agora. Tenho certeza de que a Ubisoft adoraria ouvir isso, mas quero dizer, nenhum de nós amava Clancy. Não era a licença dos nossos sonhos.”

remake de Splinter Cell

Não é exatamente fácil criar um jogo inspirado nos livros de Tom Clancy. A equipe leu os livros, assistiu outros filmes e jogos, mas nada chamou atenção. Até que eles decidiram criar algo inédito.

“O que percebemos foi: ‘Bem, podemos simplesmente colocar o nome de Clancy em qualquer coisa’”, diz Byrne. Em muitos casos, o licenciado ficaria ofendido ao dar tal liberdade a um estúdio não testado, mas o próprio Tom Clancy mostrou pouco interesse no projeto. Pela lembrança de Byrne, seu pessoal forneceu apenas uma diretriz: nunca deixe o jogador matar alguém dentro de uma igreja.

Tudo isso foi superado. Mesmo com uma equipe inexperiente e sem muito histórico, Splinter Cell foi um marco, influenciando mesmo o titã Metal Gear Solid.

Time de Splinter Cell Remake sonha com campanha sem precisar matar nenhum inimigo

Buscando um perfeccionismo no gameplay, os desenvolvedores do remake de Splinter Cell gostariam de deixar os jogadores passarem por uma campanha inteira sem precisar aniquilar um inimigo sequer. Entenda como clicando aqui!