Notícias

Dev de A Way Out condena obsessão por “fator replay” em certos jogos

Diretor do coop disse que a maioria dos jogadores não terminam um game uma vez sequer

por Vítor Amorim Heringer
Dev de A Way Out condena obsessão por

Josef Fares, diretor de A Way Out e fundador da Hazelight Studios, nunca perde uma oportunidade de emitir sua opinião sobre a indústria de jogos. Dessa vez, ele criticou a obsessão pelo “fator replay” que alguns jogadores possuem em determinados games.

Em entrevista ao Polygon, o dev afirmou ser “loucura” que grande parte do público mal “zere” os títulos apenas uma vez. Então, os estúdios não deveriam se preocupar criar jogos com esse perfil. Uma experiência única e marcantes bastariam, na opinião dele.

Mesmo os revisores, o que está acontecendo? Uma das coisas sobre as quais falam é o ‘fator replay’. Quem se importa! 30% das pessoas finalizam o jogo, e nós temos talvez 2% que jogam novamente. Está brincando comigo? Sabe quanto tempo as pessoas gastam para fazer esses jogos que as pessoas nem mesmo terminam? E todo mundo na indústria agora pensa, tipo, crunch, blá, blá, blá. Bem, parem de falar sobre ‘fator replay’!

Fares deseja que It Takes Two, o seu próximo jogo, vá “direto ao ponto”: o game terá 25 minijogos e cerca de 15 horas de jogatina. Portanto, ele espera uma taxa de conclusão maior que A Way Out, quando 30% dos fãs chegaram ao final.

It Takes Two será lançado no dia 26 de março para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.

A Way Out chega a 3,5 milhões de unidades vendidas

O coop da Hazelight Studios é um sucesso comercial. De acordo com Fares, o título alcançou a marca de 3,5 milhões de unidades vendidas em janeiro. Esses números, no entanto, não eram esperados pela EA, como relatou o dev em entrevista ao IGN.

O diretor ainda fez algumas críticas à indústria. Segundo ele, muitas obras esquecem de conectar a história e o gameplay, sendo quase como dois jogos diferentes. Entenda tudo aqui.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.