Notícias

Defesa, dribles e mais: 2K detalha as principais novidades do gameplay de NBA 2K22

Novo título da franquia de basquete terá sistema e controles de defesa aprimorados, dribles com movimentação mais rápida e novo medidor de arremesso

por Vítor Amorim Heringer
Defesa, dribles e mais: 2K detalha as principais novidades do gameplay de NBA 2K22

A 2K divulgou o primeiro trailer de gameplay de NBA 2K22 na última segunda-feira (30) e aproveitou para detalhar a jogabilidade do título em seu site oficial. A principais mudanças do próximo jogo da franquia são na defesa, segundo a publisher.

Além disso, o game também terá melhor ritmo de jogo, movimentos mais ajustados e reativos e ataques com foco maior na habilidade. Confira o trailer e detalhes abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=OcUzwnA569M

Defesa aprimorada em NBA 2K22

A editora revelou que o objetivo ao aprimorar a defesa do jogo é oferecer aos jogadores a capacidade de “alterar os rumos da partida”. Dessa maneira, aqueles que preverem as jogadas dos adversários, poderão pressioná-los para passarem a bola. Também será possível rebater as tentativas de arremesso mais precárias com atletas que estiverem protegendo a certa.

Os sistemas de disputas de arremessos e bloqueios foram amplamente reconstruídos, levando a bloqueios de roubo de bola e cortadas que nunca haviam acontecido antes. Isso também contribuiu para que nossos sistemas de arremesso premiassem melhor a inteligência de jogo. A repaginada na disputa de arremessos removeu as “disputas fantasma”, que já vinham sendo alvo de críticas. Este ano, sair de posição e deixar de colocar o braço na frente do arremessador vai acabar gerando pontos fáceis para os atacantes. Por outro lado, cercar os arremessadores de maneira adequada e com boas disputas vai resultar em vários arremessos pesados ou que passam longe, como tem que ser.

2K detalha as principais novidades do gameplay de NBA 2K22
Foto: Reprodução/2K

As roubadas de bola também foram atualizadas. Os jogadores com classificações mais baixas neste quesito terão animações mais lentas e dificilmente conseguirão pegá-la. Em contrapartida, os esportistas com melhor tempo de bola e oportunidade terão mais chance de roubá-la.

Por fim, a 2K reduziu os “esbarrões” e encostadas com roubos de bola involuntários. O intuito é ter “maior liberdade de movimento e controle de jogo, tanto para quem está na posse de bola, quanto para quem está na defesa“.

IA defensiva mais inteligente

A defesa como um todo passou por mudanças para NBA 2K22, não só manualmente, como em todo o sistema defensivo controlado por IA (Inteligência Artificial). A 2K apontou que diversos problemas de versões anteriores foram resolvidos e um novo posicionamento será o destaque para conceder mais “consistência” aos times.

Uma nova lógica de posicionamento defensivo com posse de bola dá aos jogadores na defesa mais consistência na forma como se posicionam em quadra, independentemente da distância em que estiverem da cesta. Esta melhoria permite que jogadores na defesa fiquem menos vacilantes, assumindo uma posição defensiva mais determinada. Junto com as melhorias de movimentação, isso nos permitiu ajustar o posicionamento defensivo geral, de forma que os jogadores poderão sentir mais pressão defensiva na posse de bola do que no ano passado.

A publisher deu o exemplo o qual, agora, os jogadores controlados por IA marcarão a bola ao invés de outros atletas. Dessa forma, não abrirão espaços indesejáveis para o time que está se defendendo. Além disso, o sistema terá melhorias na assistência de aproximação, habilidades de antecipação e a inclusão de uma inédita mecânica de reposicionamento rápido.

Dribles mais controlados e movimentações mais rápidas

Aqueles que gostam de um jogo mais trabalhado nas habilidades poderão aproveitar os novos recursos de drible no gameplay de NBA 2K22. Todas as jogadas serão totalmente controladas pelos players, ao invés de serem uma mistura com cenas pré-renderizadas, como no jogo anterior.

Haverão cerca de 50 pacotes de pegadas icônicas exclusivas para escolher e 32 sequências de drible especiais para criar combos impressionantes. O controle rápido também estará de volta ainda melhor.

Tem um monte de outros novos combos, supressões e encadeamentos de dribles que você pode usar esse ano… Dribles arrastados com finta e viradas com passo para trás são meus favoritos. Mas não vou entrar em detalhes a respeito deles no momento, senão vou acabar escrevendo um livro sobre o assunto. Resumindo, apertar rapidamente comandos diversos usando o direcional e/ou tentar mover o controle esquerdo para qualquer direção logo após realizar um drible abrirá um novo mundo de combos que deixarão mesmo os melhores jogadores defensivos de boca aberta!

2K detalha as principais novidades do gameplay de NBA 2K22
Foto: Reprodução/2K

A 2K também afirmou que a movimentação dos dribles estará mais rápida e os controles mais precisos. Além disso, os jogadores mais baixos com a mesma classificação de Velocidade com a Bola agora terão a mesma aceleração de atletas com estatura elevada, em uma atualização chamada “compensação de altura”.

Novo medidor de arremesso no gameplay de NBA 2K22

Segundo a publisher, os arremessos passaram por muitas mudanças para o novo título da franquia de basquete, a começar por um novo medidor. Uma janela se abrirá ao jogar uma bola com bons arremessadores, a mesma diminuirá caso esteja em uma jogada muito disputada, um jogador estiver cansado ou tenha uma classificação mais baixa.

Equipes que trabalharem para criar oportunidades de arremesso e que arremessarem com inteligência terão mais sucesso do que equipes que arremessarem de qualquer jeito. Parece evidente, mas foi algo que realmente procuramos ajustar esse ano, uma vez que os arremessos de qualidade vinham sendo mais ou menos ofuscados por classificações de jogador e habilidade com o controle. O timing do arremesso ainda tem um papel muito importante (e sim, você ainda ganha um impulso adicional desligando o medidor), mas não será suficiente se continuar arremessando de qualquer jeito. Testamos exaustivamente a nova mecânica de arremessos com grupos específicos de jogadores de todos os níveis de competência e acredito que seja o melhor sistema que já tivemos no NBA 2K.

A 2K também trouxe mais informações sobre jogadas no garrafão, finalização e o sistema de criação de jogador. Para conferir o artigo completo das novidades do gameplay de NBA 2K22, clique aqui! O jogo será lançado no dia 10 de setembro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch e PC.