Notícias

Criador de Sonic acusa produtor de Dragon Quest de mentir no tribunal

Segundo Yuji Naka, Yu Miyake mentiu para o tribunal durante o seu julgamento por trade ilegal

por Vinícius Paráboa
Criador de Sonic acusa produtor de Dragon Quest de mentir no tribunal

Yuji Naka, criador de Sonic the Hedgehog, reapareceu nas redes sociais neste domingo (07), para fazer uma acusação séria. Segundo ele, o produtor Yu Miyake, de Dragon Quest, mentiu no tribunal como parte de seu processo criminal por insider trading (quando alguém se aproveita de informações privilegiadas para fazer investimentos no mercado de ações).

Em 2023, Naka foi condenado a 30 meses na prisão, sofreu suspensão por quatro anos e recebeu duas multas totalizando ¥ 173 milhões (cerca de R$ 5,7 milhões). Isso porque ele se declarou culpado por comprar ações com base em informações privilegiadas enquanto trabalhava na Square Enix.

O dev de Sonic não publicava nada em sua conta no X (Twitter) desde novembro de 2022, pouco tempo antes de ser indiciado. Agora, ele retornou para comentar a notícia da transferência de posição de Miyake na Square: de produtor de Dragon Quest para a liderança do setor de games mobile.

Finalmente. Eu esperava que ele fosse embora em breve porque é o tipo de pessoa que mente (mesmo com evidências) no tribunal. Nunca o conheci, mas o novo presidente [da Square Enix, Takashi Kiryu] deve ser uma boa pessoa.

Yu Miyake - Square Enix
Yu Miyake, ex-produtor de Dragon Quest na Square Enix

Relembre o motivo da prisão do criador de Sonic

Yuji Naka trabalhava em Balan Wonderworld (Miyake era o produtor executivo do jogo) e recebeu a informação de que a Aiming estava criando Dragon Quest Tact, um game mobile, antes de seu anúncio. Com isso, ele adquiriu ações da desenvolvedora no início de 2020, com a intenção de obter valorização e vendê-las por um valor superior. Por conta disso, acabou preso em novembro de 2022.

O criador de Sonic foi para a cadeia uma segunda vez em dezembro de 2022, também por acusações de trade ilegal. Dessa vez, ele soube que a Square Enix planejava criar Final Fantasy VII: The First Soldier junto da ATeam Entertainment. De forma similar, o dev comprou ações do estúdio para tirar proveito de seu futuro crescimento.