Notícias

Morreu, voltou: como funcionam os loops em Returnal

Ao morrer, Selene volta ao local de um acidente com sua nave em Atropos. Mas como isso funciona na prática?

por Thiago Barros
Morreu, voltou: como funcionam os loops em Returnal

É o ciclo sem fim, que nos guiará à dor e à emoção, pela fé e o amor! Até encontrar o nosso caminho neste ciclo, neste ciclo sem fim! O mais novo exclusivo do PlayStation 5, Returnal, está bem longe de ser um filme da Disney com sua narrativa sci-fi e aliens assustadores. Mas a música tema de Rei Leão combina demais com a jornada de Selene.

Afinal, a protagonista do game da Housemarque está presa em um ciclo sem fim. Conforme brincamos no preview do game, após boas horas de hands-on, é uma boa atualização pro meme “Ah, shit, here we go again” de GTA San Andreas. Mas como isso funciona? O que você perde quando morre? Para onde volta? Calma, o MeuPlayStation te explica.

A história de Returnal

Selene responde a um sinal desconhecido com codinome Sombra Branca vindo de um lugar jamais visitado por humanos. Ao chegar ao planeta Atropos, ela encontra tecnologia e sinais de uma antiga civilização alienígena. A astronauta acorda logo após ser morta em uma missão e retorna com vida para sua nave minutos antes de sofrer um acidente.

Como assim? Bom, aí é spoiler. Mas o que você precisa saber é que esse ciclo se repetirá inúmeras vezes e vai deixar a protagonista motivada a desvendar os motivos por trás disso tudo. A cada morte, os cenários e as hordas de inimigos voltam muito diferentes. O desafio nunca será o mesmo quando ela abrir os olhos novamente.

Returnal e os loops

O seu primeiro loop é o mais importante, porque mostra exatamente como funciona o jogo – seja em termos de gameplay, seja em como explorar o planeta. É preciso, por exemplo, prestar atenção ao mapa e ver os ícones que indicam cada coisa (salas douradas têm chefes que dão bons drops), portais verdes brilhantes são os caminhos para missões da história, salas vermelhas são as dos bosses principais…

Returnal meme
Meme com Selene é bem verdade: você voltará muito a esse lugar (Reprodução/Thiago Barros)

Nessa primeira etapa, que é num cenário de “floresta”, (quase) nada do que você coleta fica no seu inventário. Então é importante demais fazer testes com armas e possíveis boosters, mas não perder oportunidades. No jogo em geral, alguns itens-chave ficam no seu inventário para sempre – como a espada e os acessos a outros biomas.

Mas não se acostume com isso, nem se apegue muito a alguma arma, porque certamente você vai perder a grande maioria dos itens que encontrar. Se, por um lado, equipamentos se vão, por outro, os objetivos principais ficam salvos. Ou seja, se o jogador chegar a um dos checkpoints daquele bioma, no próximo loop ele já “estará lá”.

Em Returnal, você sempre volta para esse local (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

E por que as aspas? Porque, quando morre, Selene não nasce direto no local onde tem que cumprir o seu próximo objetivo. Volta lá pro começo, onde caiu a nave de Selene, e tem que ir explorando o mapa novamente até achar o seu destino – lembrando que seus inimigos nascem de novo, em ondas diferentes, e o mapa se transforma a cada entrada na primeira porta de Returnal.

A “mecânica” é simples: enfrente inimigos, colete power-ups e novos equipamentos, avance até o chefe final daquela área e desbloqueie sua passagem para a próxima. Claro, tudo isso sem morrer! Depois do primeiro loop, você libera o segundo bioma, que é um deserto no outro lado de Atropos.

Mas isso não te faz deixar sua nave de lado, não. Caso morra no deserto, você volta ao começo – mas sem precisar fazer as missões todas de novo. É “só” encontrar o caminho certinho até a sala do portal que transporta Selene para o novo ambiente (novamente, sem morrer nesse caminho, já que os inimigos continuam aparecendo normalmente).

Biomas e inimigos mudam, retornos não (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ao todo, são seis biomas para que Selene conclua sua jornada. E aí, preparado para explorar, atirar e morrer muito? Returnal chega em breve, no dia 30 de abril, ao PlayStation 5.