Notícias

Fim do gacha? China proibirá práticas agressivas de microtransações em jogos

Medida adotada pelo governo local impõe uma série de restrições envolvendo monetização nos games

por André Custodio
Fim do gacha? China proibirá práticas agressivas de microtransações em jogos

O governo chinês adotou uma série de restrições para frear práticas de microtransações em jogos. Um novo projeto de lei contempla várias medidas de combate aos mecanismos de monetização, a fim de tornar a experiência do usuário mais saudável.

De acordo com fontes do Reuters, as Administrações Nacionais de Imprensa e Publicação divulgou um novo projeto que proibirá sistemas comuns em games do tipo gacha. Entre eles, estão login diário, bônus de primeiro gasto, incentivos de consumo e outras táticas de engajamento.

Além disso, as editoras estão impedidas de oferecer lootboxes a menores de idade e de converter itens dos games em ativos de negociação (NFTs e tokens). Outras determinações incluem limites de gastos impositivos, ofertas de produtos específicos nas lojas e reembolsos de moedas não utilizadas.

HoYoVerse genshin impact
Fonte: HoYoverse

O combate às práticas agressivas de microtransações em jogos vem sendo pauta na China há vários anos. Entre 2021 e 2022, lançamentos de games do tipo gacha sofreram um bloqueio no país, devido às discussões sobre meios de evitar gastos excessivos dos usuários no entretenimento.

Proibições de microtransações em jogos gera efeito imediato

O resultado da série de restrições contra as microtransações em jogos trouxe um efeito imediato para grandes empresas do cenário. As ações da Tencent, por exemplo, caíram até 16% após o anúncio das medidas, enquanto as da NetEase caíram até 25%.

Não é necessariamente a regulamentação em si — é o risco político que é muito alto. As pessoas pensaram que esse tipo de risco deveria ter acabado e começaram a olhar para os fundamentos novamente. Isso prejudica muito a confiança.

O que você achou dessa decisão? Será que títulos como Genshin Impact estão com seus dias contados? Comente!