Notícias

Call of Duty: Black Ops contaria, originalmente, com campanha co-op; entenda

Modelo inicial seria uma campanha cooperativa/competitiva 2v2.

por Hugo Bastos
Call of Duty: Black Ops contaria, originalmente, com campanha co-op; entenda

Call of Duty: Black Ops 4 foi o primeiro da franquia a não contar com um modo campanha tradicional. Mas uma informação recente revelou que ela chegou a ser desenvolvida. Em matéria sobre as controversas condições de trabalho na Treyarch, detalhes do seu desenvolvimento e cancelamento – por duas vezes – foram destacados

A princípio, a primeira proposta era um modelo 2v2. Os jogadores trabalhariam cooperativamente para completar objetivos. Estes seriam disputados com outro grupo de jogadores reais, bem como haveria a possibilidade de se jogar sozinho (os players restantes seriam bots de IA).

Como exemplo, existia uma missão onde um repórter precisaria ser protegido por um grupo, e assassinado por outro. Dependendo da abordagem, haveria confronto direto entre eles.

Já existia até mesmo uma demonstração pronta, com dublagem e tudo mais. Mas esse modelo de campanha foi descartado no início de 2018 em favor de algo tradicional. Problemas técnicos e gameplay repetitivo foram citados como causas. Todo trabalho foi rejeitado ou transferido para a nova proposta, que pouco tempo depois também foi cancelada.

A causa desse segundo descarte foi o prazo. Para não ser afetado pelo lançamento de Red Dead Redemption 2, Black Ops 4 foi adiantado para o dia 12 de outubro de 2018. Com isso, não haveria tempo para desenvolver uma campanha que fosse aceitável. Com a popularidade do modelo Battle Royale nas alturas, a saída foi a criação do modo Blackout.

Ao que tudo indica, nem tudo foi “jogado no lixo”. A ideia da campanha cooperativa foi implementada no vindouro Modern Warfare. Já Call of Duty: Black Ops 4 está disponível para PlayStation 4