Notícias

Agora é oficial: FIFA se tornará EA Sports FC em julho de 2023

Uma nova era terá início em julho de 2023, depois de um FIFA 23 "mais expansivo do que nunca"

por Jean Azevedo
Agora é oficial: FIFA se tornará EA Sports FC em julho de 2023

Chegou ao fim a novela da renovação do contrato entre EA Sports e FIFA. Desde que o nome EA Sports FC foi registrado em 2021, muitos rumores começaram a circular sobre o fim da parceria iniciada em 1993. Nesta terça (10), com uma nota oficial, a Electronic Arts confirmou o que todo mundo já esperava: FIFA 23 será o último game assinado pela empresa com a maior entidade do futebol mundial.

A partir de julho de 2023, a franquia deixará de existir, dando lugar ao EA Sports FC. Uma nova iniciativa, mas com a mesma qualidade, segundo a EA. A companhia confirmou que manterá as licenças de mais de 300 parceiros esportivos da IP e fornecerá as mesmas experiências entregues no título atual. Além de clubes das ligas como Bundesliga, Serie A, LaLiga e Premier League, uma série de jogadores também seguem com a empresa na próxima empreitada.

Cam Weber, vice-presidente executivo do Grupo GM EA SPORTS & Racing, disse o seguinte sobre o futuro do simulador:

Estamos incrivelmente empolgados em construir o futuro global do futebol com todos vocês e ficaremos felizes em compartilhar mais informações sobre a EA SPORTS FC no Inverno brasileiro de 2023. O futuro do esporte é muito grande e brilhante, e os fãs de futebol estão chegando em todos os cantos do mundo. O futebol global faz parte da EA SPORTS há quase trinta anos – e hoje, garantimos que continuará assim nas próximas década

Os rumores sobre essa modificação são antigos, e tudo começou com uma suposta briga entre a Electronic Arts e a FIFA para renovação dos direitos de usar a marca da entidade. À época, uma série de analistas levantaram o quanto poderia ser problemático arrastar essa briga e até romper de vez a parceria. Mas a EA Sports parece não ter ligado muito para isso.

Acima, você pode ver a publicação no Twitter oficial da EA Sports sobre o assunto – que teve até uma resposta do perfil oficial de PlayStation, dizendo que “está no clube”. Será que vem parceria por aí, hein?

EA Sports FC - site
(Fonte: EA)

Parceiros reforçam importância do EA Sports FC

Confira abaixo o que alguns dos principais parceiros da EA disseram sobre o novo capítulo da história dos jogos de futebol da empresa.

Premier League “EA SPORTS é uma valiosa parceira de longo prazo da Premier League, e esperamos continuar trabalhando juntos na nova era da EA SPORTS FC.” -Richard Masters, executivo-chefe da Premier League”

LaLiga “A EA SPORTS representa o auge das experiências interativas de futebol hoje e no futuro, e estamos honrados em continuar trabalhando com eles, como temos feito há mais de 20 anos”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga. “Estamos comprometidos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para fornecer uma experiência inovadora e autêntica e crescer o amor pelo futebol juntos, em todo o mundo e nos próximos anos.”

Bundesliga “Temos uma excelente parceria com a EA”, disse Donata Hopfen, CEO da Bundesliga. “EA SPORTS é uma parte estabelecida e valiosa do mundo do futebol, e estamos empolgados com tudo o que está por vir como resultado de nossa parceria inovadora. Estamos ansiosos para ver a Bundesliga e a Bundesliga 2 incorporadas à EA SPORTS FC.”

UEFA “Com um compromisso compartilhado de servir os fãs de futebol em todo o mundo, esperamos continuar nossa parceria com a EA SPORTS FC para fornecer aos jogadores experiências autênticas no jogo com as competições de clubes que eles amam.” – Guy-Laurent Epstein, Diretor de Marketing, UEFA

CONMEBOL “Conectar fãs de futebol com seus clubes, jogadores, competições e amigos por meio de experiências digitais é o ápice do futuro do fandom de futebol, e estamos muito satisfeitos em fazer parceria com a EA SPORTS FC para oferecer essas experiências imersivas aos fãs de todo o mundo” – Juan Emilio Roa, Diretor Comercial e de Marketing da CONMEBOL

NIKE “Estamos muito satisfeitos em continuar e expandir nossa parceria de longa data com a EA SPORTS, pois atendemos atletas na interseção de esportes, jogos e cultura”, disse DJ van Hameren, vice-presidente executivo e CMO da Nike Inc. “Nossa parceria com a EA SPORTS FC aumentará genuinamente as formas como nossas comunidades podem jogar e se conectar com o esporte.”