Notícias

Mudar nome de FIFA para EA Sports FC pode trazer “riscos”, diz analista

Mudança de nome pode afetar as vendas, especialmente entre os fãs casuais, alerta Piers Harding-Rolls

por André Custodio
Mudar nome de FIFA para EA Sports FC pode trazer

A mudança de nome na franquia FIFA pode apresentar riscos iniciais à Electronic Arts, segundo analistas de games. Observações sugerem que a migração para EA Sports FC deve afetar o relacionamento com jogadores casuais, trazendo impactos mais significativos caso os resultados não sejam positivos.

Considerada a franquia de jogos mais vendida na história do Reino Unido, a marca tornou-se referência em games quando o assunto é esporte global. Popular mesmo após a reformulação de 2006, quando FIFA Football 2005 virou FIFA 2006, a nova alcunha parece ter agradado de imediato os fãs e segue como padrão até o momento.

Porém, a popularidade da série pode estar ameaçada pela manobra. Isso porque, segundo o chefe de pesquisa de jogos da Ampere Analysis, Piers Harding-Rolls, “remover a marca FIFA apresenta alguns riscos comerciais” e pode prejudicar “as vendas de forma limitada”, especialmente para o nicho de fãs casuais. O analista concedeu entrevista ao GamesIndustry.biz.

No entanto, espero que a EA desvie parte de sua economia de licenças para gastar muito no aumento do perfil de sua nova marca e se apoie fortemente em seus parceiros da indústria do futebol para aumentar a conscientização. O jogo da EA está tão estabelecido, que espero que muitos consumidores sigam com a nova versão do jogo.

fifa 22
Arte promocional de FIFA 22

Além disso, o desconhecimento por trás de EA Sports FC, nome registrado pela Electronic Arts em 2021, pode causar uma certa estranheza inicial. Assim, espera-se que a publisher se movimente estrategicamente para estabelecer a nova marca e reduzir riscos de confusões.

O próximo lançamento da franquia ainda deve ser chamado de FIFA 23 devido ao acordo de licenciamento entre a EA e a instituição de futebol, que se encerrará neste ano.

Jornalista decreta mudança de nome em FIFA

Segundo informações compartilhadas pelo jornalista Jeff Grubb, a mudança de nome realmente ocorrerá. EA Sports FC deverá ser o novo título da saga, após a publisher negar um compromisso bilionário, quando a entidade esportiva exigiu cerca de US$ 1 bilhão para a renovação da licença. Clique aqui para saber mais!