Notícias

FIFA vai mesmo virar EA Sports FC, diz jornalista

Electronic Arts não quer pagar US$ 1 bilhão para manter parceria com a entidade máxima do futebol

por Thiago Barros
FIFA vai mesmo virar EA Sports FC, diz jornalista

A parceria entre Electronic Arts e FIFA parece mesmo estar chegando ao fim. Já havia alguns rumores sobre isso e, ao que tudo indica, não houve nenhuma mudança no cenário de ruptura entre as partes. O valor que foi exigido pela instituição para que a franquia de futebol da EA continuasse se chamado FIFA foi considerado abusivo pela desenvolvedora – que vai optar por um rebranding da série. Vem aí o EA Sports FC!

Segundo informações do respeitado jornalista Jeff Grubb, a EA já havia se planejado para isso e estava se preparando para o momento certo de fazer a transição. Uma das provas disso é que o nome EA Sports FC foi registrado no ano passado. Para a empresa, o jogo já está consolidado o bastante para não precisar do nome “FIFA” atrelado a ele.

Especialmente porque as questões de licenciamento não dependem de um acordo com a entidade máxima do futebol. Os contratos são feitos diretamente com as ligas de clubes e associações de jogadores, e isso é realmente o que mais importa para o game, não ter o selo de “produto oficial licenciado pela FIFA”.

De acordo com as fontes de Grubb, a FIFA pediu US$ 1 bilhão para o licenciamento do jogo, algo que a EA rapidamente rechaçou. Depois desse imbróglio, ainda segundo o jornalista, a FIFA optou por fazer também um contra-ataque: registrou o uso da marca FIFA para jogos eletrônicos nos últimos dias. Será que vem uma nova parceria aí?

EA Sports FC já no próximo título?

Ainda não há informações sobre a data em que essa mudança vai ser realizada. Em fevereiro, houve rumores de que o próximo jogo seria mesmo FIFA 23, com a entrada de EA Sports FC acontecendo apenas para o que seria o FIFA 24.