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Dev de Ace Attorney diz que jogo poderia não ter virado franquia: “o primeiro foi um fracasso”

Masakazu Sugimori acreditava que fracasso nos primeiros jogos impediria uma IP de ter sucesso

por André Custodio
Dev de Ace Attorney diz que jogo poderia não ter virado franquia:

Masakazu Sugimori, ex-desenvolvedor da Capcom que trabalhou no primeiro Ace Attorney, afirmou que a série talvez não tivesse continuidade se lançada hoje, devido à dificuldade de novos IPs prosperarem.

Em resposta a um post no X de Taira Nakamura, produtor da Bandai, Sugimori destacou os desafios enfrentados pelo jogo original em 2001. Segundo ele, o aumento nos custos da época teriam tornado novas propriedades arriscadas.

Ele citou Pokémon e Monster Hunter, que cresceram gradualmente, como exemplos de franquias que não atingiram popularidade instantânea. E assim como eles, o primeiro Ace Attorney foi um “fracasso”, com 70 mil a 80 mil cópias vendidas na primeira semana.

Eles continuaram a fazer a série até o terceiro jogo, e a aclamação do público aumentou drasticamente. Depois, virou filme, peça de teatro e anime, e sua popularidade continuou a crescer.

ace attorney - advogado apontando o dedo para alguém no meio de uma sessão
Fonte: Capcom

Persistência da Capcom salvou Ace Attorney

Graças à persistência de Shu Takumi, criador da série, Ace Attorney ganhou sequências, com a popularidade crescendo a partir do terceiro jogo. A franquia expandiu-se para 11 títulos, incluindo spin-offs, e inspirou filme, anime e peça de teatro.

Sugimori atribuiu o sucesso ao cultivo da Capcom, que permitiu à série evoluir apesar do início modesto. Enquanto isso, Nakamura alertou que, hoje, jogos aclamados podem ser descartados e rotulados como fracassos mesmo com recepção positiva.

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