Listas

Só golaço: as principais melhorias que queremos ver no EA Sports FC

A mudança só ocorrerá após o FIFA 23, mas a expectativa para os amantes do esporte em torno da próxima empreitada da EA é alta

por Jean Azevedo
Só golaço: as principais melhorias que queremos ver no EA Sports FC

Depois do FIFA 23, começará a era do EA Sports FC. A Electronic Arts e a FIFA optaram por dar um fim à parceria de 30 anos e cada uma das companhias irá seguir o seu caminho. Como a publisher revelou que conquistará uma maior liberdade criativa com a mudança, grandes novidades podem surgir no futuro.

Além da manutenção dos acertos dos últimos anos, a comunidade já pensa na questão das licenças e possíveis melhorias no gameplay e outros aspectos do game. Afinal de contas, a editora atualmente cuida do maior jogo de futebol do mercado.

EA Sports FC

Pensando nisso, a equipe do MeuPlayStation elaborou uma lista com melhorias que queremos ver em EA Sports FC. Seja você um fã de longa data ou recém-chegado à franquia, deve se identificar com alguns dos pontos citados abaixo. Confira:

Mais liberdade no Modo Carreira

Ainda no FIFA 10, os jogadores conseguiam ter um impacto maior nas finanças do clube no Modo Carreira. Era possível escolher patrocinadores, preço dos ingressos e ter mais influência em demais setores da equipe. Atualmente, mesmo com a evolução da franquia, isso não está disponível.

Modo Carreira FIFA 22

No FIFA 22, as negociações estão mais realistas e os técnicos até se encontram para discutir transferências, no entanto, muitos fatores parecem estar engessados. Entregar mais controle à comunidade nos aspectos citados quando EA Sports FC estiver entre nós seria uma boa ideia.

Retorno de equipes brasileiras

As negociações envolvendo direitos de imagem tiraram os atletas brasileiros da série FIFA. Desde o FIFA 14, não é possível jogar com todas as equipes do Campeonato Brasileiro e seus elencos oficiais, e mais recentemente, até a Seleção Brasileira foi afetada.

Imagem de capa do artigo de clubes brasileiros em FIFA 22 genéricos com a seleção brasileira com jogadores também genéricos

Com a chegada do EA Sports FC o panorama não muda tanto assim. Vários clubes são patrocinados ou exclusivos da Konami, ou seja, a menos que a CONMEBOL conquiste esse direito sobre os atletas das competições internacionais, será difícil contar com times autênticos da 1ª e 2ª divisão.

Licenças

Algumas ligas e vários clubes já demonstraram apoio ao EA Sports FC desde o dia do seu anúncio, mas ainda há uma expectativa em torno das licenças do jogo. Esperamos que os jogadores e clubes que estão atualmente sigam “in the game” e que venham ainda mais – não somente os brasileiros.

Manter o gameplay balanceado após o patch day one

A EA Sports tem um sério problema com balanceamento. FIFA 22 se mostrou um dos melhores da franquia no início, mas o que mais temíamos, e citamos em nossa review, aconteceu:

Esperamos apenas que não venha uma atualização para mudar tudo, como já aconteceu outras vezes.

Essa atualização veio e as principais qualidades do jogo no início acabaram se perdendo, e isso não foi uma realidade encontrada após inúmeros patches, não. O game lançado no final de setembro já tinha um gameplay totalmente diferente em novembro.

Squad Battles do FIFA 22 (2)

Enfim, ficamos na esperança para que com EA Sports FC, isso não aconteça e o game cumpra as expectativas — tanto do público, quanto da editora.

Ultimate Team ainda mais justo

A EA conseguiu entregar várias maneiras de se obter as melhores cartas do Ultimate Team sem a necessidade de investir um tempo absurdo ou dinheiro de verdade no FIFA. O número de pacotes oferecidos na conclusão de desafios atualmente supre os clubes com os recursos necessários.

Cafu icon no FIFA 22

Desde que a recuperação do vigor dos atletas gastando cartas deixou de existir e a recuperação deles passou a ser automática após o término das partidas, a experiência geral no UT melhorou bastante. Porém, ainda é possível entregar melhores condições.

O número de exploits explorados pela comunidade preocupou no início do FIFA, mas a EA prontamente resolveu grande parte deles. Em EA Sports FC, caso tais medidas continuem, a publisher pode encantar um público ainda maior com a proposta de montar seu próprio Dream Team.

Melhorias no modo Pro Clubs

O modo Pro Clubs não recebe o devido tratamento por parte da EA — e pelo jeito deve seguir assim por muito tempo. Ao longos dos últimos anos, pequenas melhorias como deixar uma build pronta para mais posições e a criação do próprio uniforme foram ótimas, no entanto, outros aspectos ainda deixam a desejar.

Imagem de capa do Pro Clubs de FIFA 22 com diversos jogadores perfilados

O controle dos goleiros piorou depois do FIFA 20, os uniformes seguem causando certo conflito mesmo com os capitães selecionando cores diferentes antes das partidas e o modo passou a ser um playground de avatares com menos de 1,68 disputando corrida. Uma pena, né?

Mudanças como a disponibilidade de um banco de reservas, melhorias na conexão entre as equipes, e quem sabe até uma competição nos moldes do FUT Champions para a comunidade se divertir com os amigos agitem as coisas.

Quem sabe com o EA Sports FC as coisas não melhorem, certo?

Retorno do Creation Centre

Até o FIFA 12, a comunidade tinha acesso ao Creation Centre. Lá, era possível compartilhar jogadores e elencos personalizados, baixá-los no game, e aproveitar nas jogatinas offline. Esse tipo de conteúdo editado pelos fãs acabou sumindo após a edição.

Como a publisher pretende trazer inovações para EA Sports FC, olhar para o passado da franquia não é uma má ideia. Recursos como esse fazem falta, principalmente pela ausência dos clubes brasileiros e atualizações não tão rotineiras — mas eficientes — nos kits dos times e faces dos atletas.

Valorização dos modos offline

O modo Ultimate Team roubou a cena, isso é inegável. No entanto, depois do lançamento da campanha de Alex Hunter e as inovações no modo carreira, pouco se fez para melhorar a jogatina de quem ainda prefere se divertir offline.

Alex Hunter FIFA 19

Apesar de ter forçado uma interação com o UT e modo carreira em edições passadas — lembram dos níveis da conta que agora viraram os objetivos? —, o surgimento do EA Sports FC pode trazer novidades para esse público que não aderiu ao multiplayer.

Antes de EA Sports FC, a publisher prometeu um FIFA 23 “mais expansivo que nunca”. Quem sabe parte das novidades que aparecerão no novo jogo não façam a estreia já na próxima edição, certo? Até lá, ficamos na expectativa. Saiba mais sobre o EA Sports FC aqui!