Tutoriais

[Tutorial] Como ativar o VRR no PlayStation 5

Diversos jogos terão suporte ao recurso, como Destiny 2, Devil May Cry 5 Special Edition, Astro's Playroom e muito mais

por Valdecir Emboava
[Tutorial] Como ativar o VRR no PlayStation 5

Em publicação no PS Blog nesta segunda-feira (25), a Sony revelou que o suporte à taxa de atualização variável chegará nos próximos dias ao console de nova geração. Com isso em mente, o MeuPlayStation elaborou este pequeno tutorial para ensiná-lo como ativar o VRR do PS5.

A funcionalidade é capaz de sincronizar a taxa de quadros entregue pelo console com a taxa de atualização das telas onde a imagem é mostrada. Com a “sintonia” de ambas, cada pixel da TV ou monitor será exibido de forma coordenada. Existe uma série de melhorias proporcionadas pelo recurso — as informações na íntegra podem ser conferidas no especial que publicamos em março.

Tutorial de como ativar o VRR do PS5

Antes de irmos para a parte de como ativar o VRR do PS5, vale lembrar que diversos jogos aproveitarão essa funcionalidade. Citando alguns como exemplos: Astro’s Playroom, Call of Duty: Vanguard e Black Ops Cold War, Destiny 2, Devil May Cry 5 Special Edition e muito mais — veja a lista completa aqui.

Como ativar o VRR do PS5?

Primeiro de tudo será preciso baixar a atualização para o PS5 quando o VRR chegar nos próximos dias — claro, é preciso ter acesso à internet fazer o download. O recurso ficará ativo automaticamente para títulos compatíveis, mas apenas se o console estiver conectado a uma TV ou monitor através do HDMI 2.1 VRR.

Caso você queira jogar algum game que não tenha suporte, basta acessar Configurações > Tela e Vídeo > Saída de Vídeo > VRR — como na imagem abaixo:

Tutorial de como ativar o VRR do PS5
Tutorial de como ativar o VRR do PS5 (FONTE: reprodução/PS Blog)

Para jogos não compatíveis, o VRR pode melhorar a qualidade de imagem, mas o resultado vai depender da TV que você estiver usando, o game que estiver jogando e o modo de reprodução que selecionou. Para mais informações, consulte a página oficial de suporte.