Notícias

O que é o VRR e como ele deixará o PS5 ainda melhor?

Tecnologia está para chegar nos próximos meses ao console

por Jean Azevedo
O que é o VRR e como ele deixará o PS5 ainda melhor?

A Sony disse estar preparando uma atualização para o PS5 onde a Taxa de Atualização Variável passará a integrar o sistema do console. Mas afinal de contas, como o VRR funciona e qual o motivo dele ser tão aguardado pelos donos do console de última geração?

A equipe do MeuPS preparou este especial para mostrar como o recurso atuará para deixar o gameplay mais fluido em televisores e monitores com entradas HDMI 2.1. Além de taxa de quadros mais estáveis, a resolução manterá um padrão de qualidade elevado.

ps5 3

A expectativa é enorme,  e os motivos para isso são bem claros:

Primeiramente, o HDMI 2.1

O PS5 vem com um cabo HDMI 2.1 em sua caixa, e ele é essencial para a experiência ficar ainda mais satisfatória em dispositivos compatíveis com a entrada. Com ele, é possível usufruir das seguintes vantagens:

  • Largura de banda de 48 GB p/s — o cabo do PS4 entregava 18 GB p/s
  • Suporte a resoluções 4K/120 FPS e 8K/60FPS, ambos com HDR dinâmico;
  • Input lag baixo devido ao modo ALLM (Modo de Baixa Latência Automático);
  • Compatibilidade com VRR (Taxa de Atualização Variável);

Resumindo, as TVs e monitores com HDMI 2.1 conseguem entregar uma maior transferência de dados. No gameplay, essa baixa latência combinada às alta taxa de FPS dos consoles de última geração, deixam a jogabilidade mais fluida.

PS5 destacada

O VRR do PS5 ficará disponível quando o videogame estiver conectado a aparelhos com as características citadas acima. Assim, o FPS e a frequência da tela irão interagir mais rapidamente no processamento, evitando screen tearing e outros problemas gráficos ocasionados quando a dupla não está em ressonância.

O que é o VRR?

O VRR é uma tecnologia capaz de sincronizar a taxa de quadros entregue pelo console — no caso, o PS5 — com a taxa de atualização das telas onde o videogame é exibido. Dessa forma, cada pixel da TV ou monitor serão exibidos de forma coordenada, evitando a presença de artefatos no ecrã.

O caso mais comum é o screen tearing. Um exemplo básico: seu jogo roda a 120 FPS mas seu aparelho apresenta uma taxa de apenas 60 Hz. Nem todas as informações serão processadas como deveriam e elas podem chegar mais cedo ou mais rápido à TV.

Quando isso acontece, as imagens ficam assim:

Isso é bem parecido com as tecnologias VSync/FreeSync das placas de vídeo atuais. Compare:

Assim como o buffer mencionado no vídeo acima, o PS5 e a TV começarão a “falar a mesma língua”. O resultado positivo com a atuação do VRR será observado de diferentes modos:

  • Os comandos surtirão efeito mais rápidos após serem enviados do DualSense;
  • As imagens terão uma taxa de quadros maior e mais estável, além de contar com resolução dinâmica, deixando a exibição dos jogos mais fluida e suave;
  • Isso impacta em jogos online com modos competitivos pois o seu tempo de resposta não sofrerá com input lag;
  • Problemas gráficos como o screen tearing e surgimento de artefatos, causados principalmente por quedas bruscas de FPS durante o gameplay, serão resolvidos;
  • Melhor mapeamento do HDR, oferecendo maior contraste nas imagens. Assim, ambientes escuros ou iluminados demais serão mais balanceados ao serem mostrados na TV ou monitor;

Como a Sony descreveu o uso do VRR no PS5?

O PS5 foi lançado em 2020 e os jogadores muitos achavam que o VRR já faria parte do console logo na estreia. Isso não aconteceu, mas como dito acima no artigo, após a chegada do recuros às TVs da Sony, o videogame entrou na fila para receber a função.

A gigante japonesa deu algumas explicações sobre como ele será aplicado no console. Confira:

  • Em TVs e monitores compatíveis o VRR sincronizará dinamicamente a taxa de atualização da tela com a saída gráfica do PS5;
  • O VRR entregará um visual aprimorado em jogos do PS5, eliminando problemas com artefatos, taxas de quadros e screen tearing;
  • Os jogos de PS5 lançados anteriormente podem ser otimizados através de um patch para tirar proveito do VRR, e os próximos games possivelmente já virão com a tecnologia em seu lançamento;
  • O VRR do console também deixará os games não compatíveis com a função ainda melhores. Caso apresente problemas, basta desligar a tecnologia nos menus do videogame.

De acordo com Hideaki Nishino, Vice Presidente Sênior da companhia, “a jogabilidade em muitos títulos do PS5 é mais suave à medida que as cenas são renderizadas instantaneamente, os gráficos parecem mais nítidos e o input lag é reduzido”. Agora nos resta esperar pelo update para desfrutar das vantagens.