Tudo Sobre

Tudo o que você precisa saber sobre Returnal, o próximo exclusivo de PlayStation 5

Reunimos as informações de gameplay, história e outros detalhes

por Raphael Batista
Tudo o que você precisa saber sobre Returnal, o próximo exclusivo de PlayStation 5

Returnal, o próximo exclusivo de PlayStation 5, não vai demorar muito para estrear e nós já estamos em contagem regressiva para o lançamento. Por isso, preparamos este guia especial com todas as principais informações do game.

Discutiremos jogabilidade, enredo, trilha sonora e muito mais. Venha conosco nessa jornada.

Um pouco mais da Housemarque

A desenvolvedora de Returnal é a Housemarque, um estúdio finlandês que já produziu outros games de sucesso como Resogun, Alienation, Nex Machina e Materfall.

A empresa é conhecida por seus projetos desafiadores com um alto fator replay e Returnal não deve ser diferente. Além disso, os jogos anteriores demonstraram um ótimo uso dos respectivos hardwares, como Resogun mostrando uma boa quantidade de partículas na tela e Materfall com um visual bem interessante.

Imagem com os jogos produzidos pelo estúdio Housemarque

Enredo de Returnal

O game vai narrar a história de Selene, uma patrulheira da organização ASTRA, que não possui habilidades sobre-humanas, mas se favorece de uma perspicaz mente de cientista. Ela chega até o planeta alienígena Atropos onde descobre corpos espalhados por toda região, além de se deparar com criaturas monstruosas.

Embora Selene seja apenas uma humana, as habilidades especiais serão um dos destaques do game. Ao longo das explorações e dos combates, os jogadores poderão personalizar os estilos para lidar com as ameaças existentes em Atropos.

Sobre a diversidade dos inimigos, a Housemarque já garantiu uma boa variação: quadrúpedes com vários tentáculos, bípedes gigantescos, voadores semelhantes a lulas, espreitadores blindados e outros. Cada um deles possui comportamentos e ataques próprios.

O objetivo de Selene será fugir do planeta com vida e descobrir mais informações sobre essa raça alienígena tão hostil.

Gameplay roguelike

Returnal será um shooter em terceira pessoa. No entanto, a desenvolvedora confirmou que o game é do gênero roguelike. Essa categoria de jogos possui características como: níveis gerados proceduralmente e vidas limitadas sem nenhum checkpoint.

Alguns exemplos de jogos roguelike são Dead Cells e Hades. Não é um gênero muito explorado em AAAs, mas o projeto da Housemarque parece dar um passo ousado neste sentido, com uma jornada em loops. Trata-se de uma mecânica onde o jogador, quando morre, começa um novo ciclo. A cada tentativa surgem novos monstros, os itens são realocados e a fase é completamente nova.

Contudo, a companhia equilibrou bem os desafios e promete uma experiência interessante. De acordo com o diretor do game, a dificuldade de Returnal não será intimidadora.

Dublagem em PT-BR

Sim, o jogo contará com localização para nosso idioma. Inclusive, já é possível assistir ao trailer de história com as vozes em PT-BR. Tanto os personagens quanto os textos estarão adaptados para nossa língua e, aparentemente, o trabalho está em um bom nível de qualidade, mantendo o padrão dos outros exclusivos.

Versões

Returnal já pode ser encomendado em versões digitais – duas – e física. Na PlayStation Store você encontra uma versão padrão e uma deluxe, que oferece itens bônus, além da trilha sonora. Os que preferem as caixinhas podem visitar o site da Amazon e garantir uma cópia com 10% de desconto.

1

Um jogo de nova geração?

O shooter promete explorar os principais recursos do PlayStation 5. Segundo o estúdio, Returnal contará com Áudio 3D para trazer uma imersão especial aos jogadores em um planeta hostil e terá um gameplay ajustado para o DualSense.

Cada arma possui um modo de disparo alternativo e cada um desses modos “Alt-Fire” pode ser encontrado em qualquer arma. Usando os gatilhos adaptáveis, os jogadores podem se mover perfeitamente entre mirar nas miras e ativar Alt-Fire: Aperte-o até a metade para mirar nas miras de ferro; aperte-o até o fim para ativar seu ataque Alt-Fire recarregável. Alternar entre os modos em um único gatilho se tornará uma segunda natureza em nenhum momento.

Lançamento

A data de estreia está marcada para 30 de abril de 2021.