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Resident Evil Village: com ótima vitrine, demo do castelo semeia boas expectativas

Em 30 minutos foi possível dar uma passeada no castelo de Dimitrescu e conhecer alguns figurões que lá habitam

por Valdecir Emboava
Resident Evil Village: com ótima vitrine, demo do castelo semeia boas expectativas

A Capcom adotou uma nova estratégia para Resident Evil Village e decidiu disponibilizar as demos de forma gradual, com datas e horários específicos para os jogadores. A primeira — liberada no dia 17 — explorava a misteriosa vila onde parte do game será ambientado. Já a prévia disponível no último sábado (24), mostrou mais sobre o castelo de Lady Dimitrescu.

Seja pelos detalhes da arquitetura medieval ou pelos inimigos que habitam em seu interior, a parte do castelo serviu como uma prévia dos puzzles e horrores que nos aguardam no game completo. Sem mais delongas, confira abaixo as impressões da nova demonstração!

Ambiente familiar, mas nada amistoso

Os primeiros momentos no castelo são tranquilos e serenos, apesar dos mistérios do local. Ethan está em um dos quartos da família Dimitrescu e continua com sua busca incessante por Rosemary, sua filha que, aparentemente, está nos aposentos da duquesa de 2,90 m de altura.

Cada detalhe da arquitetura é de tirar o fôlego, sejam pelas obras de arte penduradas aqui e acolá, pelo design europeu ou pelos god rays que tomam conta de cada ambiente iluminado — para contemplar tudo, 30 minutos aqui quase não significam nada. O teste foi reproduzido em um PS4 Pro, vale destacar.

Lady Dimitrescu, vilã de Resident Evil Village, no hall de seu castelo encarando Ethan com as unhas prontas para o ataque.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Até aqui, zero ressalvas sobre a versão de PS4, que infelizmente não dispõe de funcionalidades importantes do console de nova geração da Sony, como o feedback háptico do DualSense ou o áudio 3D. Essas funções, de fato, podem causar um impacto considerável na experiência do jogador.

Os perigos do castelo se estendem até o calabouço apresentado pela primeira vez na demo Maiden — exclusiva do PS5. No escuro absoluto, onde só é possível ouvir suspiros agoniados e som metálico se arrastando pelo chão, Ethan precisa enfrentar alguns inimigos assustadores com espadas — situação que resgata, com exímia precisão, aquele sentimento de terror.

Trio parada dura

Lady Dimitrescu não é a única personagem feminina perigosa perseguindo Ethan no castelo — as três filhas da duquesa também estão atrás dele, mas só vemos duas na demo. Bela, a filha mais velha, é quieta e bastante inteligente. A do meio, Cassandra, é sádica e gosta de matar a bel-prazer. Daniela é a mais nova, porém, das três, é a mais maluca e delirante.

O primeiro contato com duas dessas irmãs é desafiador. Diferente de RE 7, em Resident Evil Village a experiência de Ethan com armas é notável, logo, isso impacta de forma considerável no gameplay — já que agora ele tem mira mais firme e consegue recarregar mais rapidamente.

Filha de lady dimitrescu, nova vilã de Resident Evil Village, com a boca ensanguentada e capuz preto.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Todavia, nem isso é o suficiente para tornar o encontro menos desafiador. Como já foi mostrado anteriormente, as filhas da duquesa usam insetos como armas e isso incomoda bastante. A perspectiva em primeira pessoa não ajuda em nada aqui e, quando um enxame de marimbondos vem para cima, você facilmente perde a direção e a noção de onde está — isso pode causar um pouco de enjoo em alguns jogadores.

Os encontros com as irmãs são breves e é certo que travaremos outras batalhas desafiadoras. Mesmo ficando perdido com o ataque dos enxames em alguns momentos, o “gostinho de quero mais” permaneceu firme e forte no fim das contas.

Lady Dimitrescu, vilã de Resident Evil Village, em seu quarto.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

É importante mencionar a pequena aparição de Lady Dimitrescu nesta demo, mas é tão rápida que acaba passando batida — porém, deixa aquele sentimento de intimidação no ar.

Loja do Duque

Com o alívio cômico necessário para o tom obscuro de Resident Evil Village, Duque é o novo mercador do game que aparecerá nos lugares mais improváveis possíveis — visto a surpresa de Ethan ao vê-lo pela segunda vez em uma das salas do castelo. Outro destaque fica para a dublagem em PT-BR do comerciante, que casou muito bem com o personagem.

Exercendo praticamente a mesma função do mercador de RE 4 — um velho amigo de Duque —, a loja é dividida em três sessões: compra, venda e upgrade de armas. Para adquirir novos arsenais e itens, é necessário juntar e administrar as moedas “Lei”, que podem ser encontradas em vasos, caixas ou eliminando inimigos e vendendo joias.

Loja do Duke - Resident Evil Village - Loja do Duke no meio de muita neve
(FONTE: Reprodução/Capcom)

A demo do castelo permite que os jogadores de Resident Evil Village gastem seu dinheiro como quiserem com Duque. Com a quantia disponível no inventário, é possível comprar uma espingarda ou atualizar a pistola ao máximo — até aquele ponto do gameplay.

Hype fortalecido para Resident Evil Village, mas com os pés no chão

Expectativas são sempre um ponto delicado a se debater, principalmente depois de todo o hype não correspondido de Cyberpunk 2077. Por ora, é cedo demais para tirar qualquer conclusão. Mas se seguir o mesmo padrão das demos até aqui, o novo game da franquia tem muito potencial de ser bom o suficiente para atender a demanda.

Ethan Winters no calabouço de Resident Evil Village, o Áudio 3D será um dos grandes diferenciais na exploração.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Lembrando que ainda temos outras áreas para explorar em Village, então, provavelmente, muitas surpresas e plot twists serão explorados nessa história. Hype controlado e os “pézinhos” no chão!

Resident Evil Village chegará em 7 de maio ao PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e ao PC. Ansioso para o aguardado lançamento, caro leitor? Comente abaixo suas expectativas!