Notícias

Diretor de RE Village afirma que áudio 3D do PS5 será “indispensável em jogos de terror” futuramente

Segundo Morimasa Sato, a funcionalidade de nova geração será "indispensável em jogos de terror de agora em diante"

por Valdecir Emboava
Diretor de RE Village afirma que áudio 3D do PS5 será

O áudio 3D pode ser uma das grandes apostas para Resident Evil Village. A funcionalidade é um dos diferenciais do PlayStation 5 e agradou tanto às exigências populares quanto os da crítica. Prova disso é o diretor do game da Capcom, Morimasa Sato, que não poupou elogios ao recurso, dizendo que ele será essencial em jogos de terror de agora em diante.

Aparentemente, trabalhar em Village foi o suficiente para que Sato passasse a ver a funcionalidade de nova geração com outros olhos. Em entrevista recente à revista PlayStation Magazine, foi solicitado que o diretor escolhesse uma tecnologia do PS5 que se destacasse frente a todas as outras:

Para um jogo como Resident Evil Village, onde a exploração é um pilar fundamental do gameplay, eu diria o áudio 3D. Você já pode ter um gostinho disso na demo Maiden: os passos dos residentes do castelo enquanto sobem as escadas ou os sons de “algo” se movendo no porão escuro…

A eficácia da funcionalidade na criação de um áudio convincente o espaço superou minhas expectativas. No terror, criar a sensação de uma presença além da cena visual na tela é essencial, então acho que o áudio 3D será indispensável em jogos de terror de agora em diante.

Áudio 3D: velho de Resident Evil Village segurando uma espingarda.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Segundo o arquiteto de consoles da Sony, Mark Cerny, o áudio 3D se trata de “presença e localidade”. Logo, o videogame pode rastrear com precisão a posição de cada um dos objetos do ambiente de jogo e representar as ondas sonoras emitidas. Referente ao Headset Pulse 3D (fone da Sony), o formato dos ouvidos e até o tamanho da cabeça dos jogadores foram considerados para trazer uma experiência realista.

Só nos resta aguarda o lançamento de Resident Evil Village em 7 de maio para tirarmos nossas próprias conclusões. Quais as expectativas, caro leitor? Será que a função será tão indispensável assim e jogos de terror daqui em diante? Comente na sessão abaixo!

Returnal utilizará toda a capacidade do DualSense e do Áudio 3D no PS5

Por ora, enquanto Village ainda está no forno, podemos aproveitar um pouco mais da tecnologia em Returnal, shooter que será lançado em 30 de abril. Veja mais detalhes sobre como o Áudio 3D funcionará no game!