Os consoles PlayStation mais vendidos da história
Em 26 anos de indústria, a PlayStation foi conquistando gradualmente seu espaço na casa de mais de 550 milhões de residências mundo afora
Você sabe quais são os PlayStation mais vendidos? Marca reconhecida no mercado de eletrônicos há 26 anos, ela é uma das empresas mais estimadas da indústria de games, que foi conquistando gradualmente seu espaço na casa de mais de 550 milhões de residências mundo afora. O primeiro videogame da companhia foi lançado em 1994, e desde então, vem emplacando um sucesso atrás do outro.
De consoles convencionais a portáteis, a gigante japonesa sempre ofereceu experiências marcantes desde a quinta geração, quando entrou neste mercado com a brilhante empreitada do engenheiro Ken Kutaragi — o pai do PlayStation.
E de acordo com a Pesquisa de Games Brasil em 2020, 40% dos entrevistados – 5.830 gamers -, possui um PS4 em casa. O que mostra a força do aparelho, também em nosso país.
Veja abaixo os PlayStation mais vendidos na história. Lembrando que a lista está em ordem dos mais comercializados para os menos.
1. PlayStation 2 — 160 milhões de unidades
Não é apenas é o console mais vendido companhia nipônica, mas também o mais comercializado da história, sendo responsável por formar o caráter de muitos entusiastas no começo do século XXI. Os números ultrapassam a casa dos 160 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2000. E olha que chegou oficialmente no Brasil só em 2009.
Suas funcionalidades extras, como conexão com a internet e leitura de DVD, eram um deleite para a época e deram uma impulsionada nas vendas. Mas o verdadeiro culpado foi o catálogo invejável de jogos marcantes.
Inclusive, são tantos títulos impactantes, que tivemos que dividir um artigo especial em duas partes para dar conta da demanda — e ainda faltou espaço. Fique a vontade para dar uma olhada, os links estão logo abaixo:
2. PlayStation 4 — 117,2 milhões de unidades
O PS4 ainda está fresco na memória dos jogadores, afinal, faz pouco mais de dois anos desde que alguns de nós nos despedimos da oitava geração. Reformulando totalmente a ergonomia do DualShock 4, além de outras adições, como microfone, led, touchpad e botão share, o aparelho chegou em 2013 nos Estados Unidos, Europa e Brasil e só em 2014 no Japão.
Entre os destaques do hardware, estava um sistema bem mais robusto, trazendo compatibilidade com o HDR (que deixa as cores mais vivas e vibrantes – lançado em 2016), além de opções de streaming, recursos de redes sociais, que possibilitam o compartilhamento em tempo real de gameplays e capturas de tela, e um sistema de nuvem com acesso ao PlayStation Now — agora substituído pelo PS Plus Premium, indisponível no Brasil.
O console vendeu mais de 117,2 milhões de unidades, sendo o segundo aparelho da casa que mais atraiu consumidores no mercado. Vale pontuar que ele ainda está sendo comercializado, então os números podem sofrer variações até o encerramento de sua produção.
3. PlayStation 1 — 102,5 milhões de unidades
Tudo começou com a genialidade e a inovação de Ken Kutaragi lá o início dos anos 90. O primeiro PlayStation é emblemático para o entretenimento por consolidar a era 3D no mercado, além de rodar os jogos em CD-ROM, possibilitando melhorias notáveis em aspectos gráficos e de sonoplastia.
O videogame não fez história apenas em sua contribuição tecnológica: ele também foi o primeiro da indústria de games a chegar em 100 milhões de aparelhos vendidos (encerrando sua vida útil com 102,5 milhões de unidades), um feito grandioso.
No que diz respeito ao controle, a primeira versão em 1994 foi lançada com o tradicional PlayStation Controller (sem os botões analógicos). Em 1997 houve duas versões, o Dual Analog Controller e o DualShock — com o último se tornando padrão nas gerações seguintes, até a chegada do controle de PS5.
4. PlayStation 3 — 87,4 milhões de unidades
O PlayStation 3 atraiu a atenção de muitos olhares com suas funcionalidades inéditas para época, entrando na era Blu-ray com jogos em alta definição e um sistema de troféus que instigavam as jogatinas.
Além disso, também inaugurou a PlayStation Store e a PlayStation Network, dois serviços que se tornaram essenciais aos usuários da plataforma até os dias de hoje. Isso sem mencionar a adição do PlayStation Plus em 2010.
Por outro lado, ele também foi o console mais polêmico da Sony. Sua revelação foi feita durante a E3 de 2005 e anunciava duas versões a preços muito, mas muito altos. A primeira variante tinha disco rígido de 20GB e custava US$ 499; já a segunda tinha 60 GB e seu valor era de US$ 599.
Os valores astronômicos, que são altos até em condições atuais, renderam críticas negativas para a gigante japonesa na época. O ponto alto foi o lançamento de títulos como Red Dead Redemption, The Last of Us e God of War 3, além da retrocompatibilidade com os jogos do primeiro e segundo PlayStation nos primeiros modelos.
5. PlayStation Portable (PSP) — 80 milhões de unidades (aproximadamente)
Lançado lá em 2004, o PlayStation Portable, carinhosamente conhecido como PSP, foi o primeiro portátil da Sony. Além de jogar, ele também oferecia outras funcionalidades, como a possibilidade de ver vídeos em formato MP4, navegar na internet com seu receptor wi-fi e ouvir músicas.
O aparelho foi comercializado por 10 anos, com sua produção se encerrando em 2004. Ao todo, foram cinco modelos lançados: PSP 1000, PSP 2000, PSP 3000, PSP Go e PSP — E1000. O mais diferentão deles era a versão Go, que tinha tela deslizável para cima.
Com excelentes jogos exclusivos da plataforma, como God of War: Ghost of Sparta e Chains of Olympus, Metal Gear: Peace Walker, Kingdom Hearts: Birth by Sleep e Crisis Core: Final Fantasy VII, estima-se que o portátil vendeu cerca de 80 milhões de unidades pelo mundo.
6. PlayStation 5 — 65,5 milhões de unidades (e subindo)
Com inovações, principalmente em suas funcionalidades, o PlayStation 5 é tão promissor quanto o PS2 e o PS4. O videogame de nova geração foi lançado em novembro de 2020 e já completou seu quarto ano no mercado — agora tendo até um hardware de metade de geração, o PS5 Pro.
Com um line-up de peso, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales, Returnal, God of War Ragnarok, Final Fantasy XVI e Horizon Forbidden West já estão disponíveis no console. Astro Bot foi o mais recente exclusivo da plataforma e foi muito elogiado pela crítica.
Os destaques de seu elenco de funcionalidades vão par o feedback tátil do DualSense, que responde muito bem aos comandos; o Áudio 3D, responsável por uma imersão ainda mais aprofundada em jogos; o SSD NVMe que carrega dados quase que instantaneamente; e, por fim, a possibilidade de resoluções em 4K e 60FPS — em alguns casos, suportando até 120 FPS.
Até o momento, o console já vendeu mais de 65,5 milhões de unidades — segundo o último relatório de 8 de novembro de 2024.
7. PlayStation Vita (PS Vita) — 16 milhões de unidades (aproximadamente)
Representando a segunda tentativa da Sony no mercado de portáteis, o PlayStation Vita não engrenou por uma série de fatores, sendo o mercado de smartphones o principal deles.
Por outro lado, era indiscutível que ele tinha qualidade. O destaque ficava para sua tela OLED (mesmo em 2012), processador gráfico potente e conjunto de funcionalidades completas, que incluíam visor e painel traseiro sensíveis ao toque, microfone e câmera. Tais funções, inclusive, são muito bem aproveitadas em jogos como Uncharted: Golden Abyss (exclusivo da plataforma).
Sua produção foi encerrada em 2019 e, ao todo, foram vendidas cerca de 16 milhões de unidades. Da lista, o PS Vita foi o que menos vendeu.