Listas

Os 10 melhores jogos de PlayStation 2 [Parte 2]

Recheada com o mais "puro suco" da nostalgia, a 6ª geração de consoles foi marcada pelo seu invejável catálogo de jogos inesquecíveis

por Valdecir Emboava
Os 10 melhores jogos de PlayStation 2 [Parte 2]

Marcante e nostálgico, o PlayStation 2 fez parte da vida de muitos aspirantes a gamers no começo do novo século — e de jogadores da velha guarda também. Originalmente, o console foi lançado no Japão em 4 de março de 2000, porém, só chegou oficialmente no Brasil em 2009, mas já era bastante popular por aqui em razão do mercado cinza.

O sucesso e os mais de 155 milhões de aparelhos vendidos em toda sua vida útil não veio sozinho. Seja jogando na casa de um primo, na locadora do bairro ou em qualquer outro lugar, é certo que boas lembranças vem à cabeça — principalmente se tratando do elenco invejável de jogos que a plataforma conquistou ao longo dos anos.

Evento de anuncio do PlayStation 2, com consoles em uma bancada branca e vários fotógrafos tirando fotos.
Sony apresentando o PS2 em Tóquio (1999). FONTE: (Toshiyuki Aizawa/Reuters)

Cumprindo com o prometido na primeira parte, separamos uma nova seleção com os melhores títulos da plataforma, que também veio recheada com o “puro suco” da nostalgia. Sem mais delongas, confira abaixo os 10 melhores jogos de PlayStation 2 [Parte 2] — lembrando que não estão em ordem de melhor para o pior.

Resident Evil Outbreak 1 e 2

Existe uma frase que gosto muito de dizer quando falo sobre os dois jogos da série Outbreak: “é o Resident Evil certo, na época errada”. Como o PlayStation 2 possibilitava a conexão com à Internet, por mais precária que a funcionalidade fosse, a Capcom decidiu arriscar seu primeiro multiplayer na franquia de zumbis — mas acabou não dando muito certo.

Os dois spin-offs de Outbreak traziam uma abordagem totalmente diferente dos jogos clássicos — e muito boa, por sinal. Na tela de inicialização, você tinha liberdade para montar um time de sobreviventes e enfrentar os perigos nos primeiros dias do surto em Raccoon City, com um elenco eclético que dispunha de um policial, uma garçonete, encanador, médico e muitos outros civis.

Personagens de Resident Evil Outbreak, jogo de PlayStation 2, em posição de alerta esperando o ataque inimigo.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

O objetivo era simples: sobreviver a vários cenários da icônica cidade, como um zoológico, um bar, a própria delegacia de polícia (RPD) e muito mais. Cada um dos personagens possui uma especialidade diferente e cabe ao jogador lidar com as situações impostas pelo jogo.

Como a conexão com à Internet não era das melhores nos anos 2000, os fãs tinham que jogar com os personagens controlados pela IA — que, cá entre nós, deixava a desejar. Mas hoje, com toda a evolução das gerações, o game poderia se dar muito bem em um remake. Só nos resta aguardar por este momento!

GTA Vice City

GTA San Andreas é o queridinho nas listas de melhores jogos de PlayStation 2, mas quem começou em GTA Vice City também não se decepcionou. Tommy Vercetti, o garoto de recados da máfia de Vice City, provou seu valor como protagonista e consolidou sua história, contada no melhor estilo do clássico cinematográfico “Scarface”.

Tommy Vercetti, de GTA Vice City, jogo de PlayStation 2, em uma moto enquanto aponta uma metralhadora para alguém.
(FONTE: Reprodução/Rockstar)

O game adicionou um ingrediente secreto que dificilmente falha: a nostalgia. Com uma ambientação clássica dos anos 80, o game capta muito bem o espírito da época, principalmente por conta de suas músicas, das roupas e as milhares de referências à cultura pop.

Atualmente, o título está disponível para PS4 com lista de troféus — que inclui uma platina bastante desafiadora.

Okami

Quem gosta das histórias da mitologia japonesa com certeza se deleitou com as aventuras épicas de Okami. Nos melhores moldes de Zelda, a aventura desenvolvida pela “falecida” Clover Studio, e distribuída pela Capcom, tem um estilo de arte único e mecânicas interessantes de gameplay.

Okami, jogo de PlayStation 2, apresentando a raposa da mitologia japonesa com fundo colorido.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Chamado de Celestial Brush, o principal recurso do título dava a liberdade para pausar a aventura e desenhar na tela, usando o analógico do DualShock 2. Essa funcionalidade, por sua vez, auxiliava o jogador a resolver puzzles, além de também ajudar no combate.

Como um verdadeiro clássico, o game está disponível atualmente em uma versão remasterizada em HD para o PS4.

Need For Speed: Most Wanted

Com o incrível marco de 15 milhões de cópias vendidas, Need For Speed: Most Wanted foi um dos títulos que colocaram em risco o reinado de Gran Turismo, que é considerado um dos melhores jogos de PlayStation 2.

Após a retomada de fôlego da série com as corridas ilegais de seus antecessores, Underground 1 e 2, surge uma sequência que diverge um pouco dos cenários noturnos. Agora, além dos duelos com outros pilotos clandestinos, o jogador também deve escapar da polícia.

Need For Speed: Most Wanted, jogo de PlayStation 2, com um carro fugindo enquanto vários policiais estão o perseguindo.
(FONTE: Reprodução/Electronic Arts)

Com cutscenes em live actions — mesmo estilo usado em NFS Carbon e Undercover anos depois —, o título foi ovacionado pela crítica da época, com gráficos e efeitos sonoros espetaculares para a geração. A trilha sonora, por sua vez, não era das melhores e nem se comparava com a playlist da série Underground.

Need For Speed: Most Wanted está disponível para PS2 e PSP, e é bem provável que também esteja na lista de remakes e remasters da série que os jogadores mais desejam.

Onimusha 3: Demon Siege

Na lista dos melhores jogos de PlayStation 2 já publicados pela Capcom, Onimusha 3: Demon Siege é construído com base nos mitos da mitologia japonesa — e alguns fatos históricos, contados de forma fantasiosa. O game conta a trama de Samanosuke Akechi, um samurai que há muitos séculos enfrentou o exército do temível general Oda Nobunaga.

Onimusha 3, um dos melhores jogos de PlayStation 2 publicados pela Capcom, com os protagonistas na capa.
(FONTE: Reprodução/Capcom)

Quando Samanosuke trava seu confronto decisivo com Nobunaga, um portal misterioso se abre, levando o samurai para Paris — 500 anos no futuro. Quando chega na capital francesa, ele salva o policial Jacques Blanc, interpretado pelo ator Jean Reno (O Profissional, 1994) que estava sendo atacado pelas tropas do temível general nipônico. Assim que a batalha termina, o portal se abre novamente, levando o policial para o Japão de 1504.

Com uma trama bem construída e que envolve viagem no tempo, o game está disponível apenas para PS2. Em janeiro de 2019, a Capcom decidiu lançar uma versão em HD do primeiro Onimusha, dando esperanças para que o segundo e o terceiro também recebam um tratamento especial para a nova geração de consoles.

Kingdom Hearts II

Com a difícil missão de superar o primeiro game da franquia, Kingdom Hearts II é digno de ser chamado de clássico. Unindo o melhor dos mundos da Square Enix e da Disney, o carismático game proporciona momentos icônicos com personagens que conhecemos desde criança, mas apresentados em perspectivas totalmente “novas”.

Kingdom Hearts II, jogo de PlayStation 2, capa com os personagens da franquia em plano triangular e fundo azul cheio de nuvens.
(FONTE: Reprodução/Square Enix)

Além disso, ele também conta com um enredo cativante (e complexo), um exímio sistema de batalhas e gráficos à altura dos melhores RPGs da Square lançados nos anos 2000. Otimizando o gameplay do primeiro jogo, a sequência conquistou seu espaço, equilibrando nostalgia, emoção e diversão.

Meios de jogar a franquia Kingdom Hearts é o que não faltam. Originalmente lançado no PS2, ele ganhou uma versão em HD para PS3 e mais tarde também para PS4 — além de ter sido lançado para PC em março deste ano.

Metal Gear 3: Snake Eater

Como se já não bastasse o lançamento do segundo game da franquia, Sons of Liberty, o PS2 ainda recebeu Metal Gear 3: Snake Eater e consolidou de vez a soberania de Hideo Kojima nos games, sendo um dos melhores jogos de PlayStation 2. O jogo chegou em 2004 e aborda mais sobre o passado obscuro do icônico Snake — chamado de Naked Snake nesse jogo.

Com fortes inspirações em filmes hollywoodianos de espionagem, o título possui muitas referências, um sistema de camuflagem inovador e personagens extremamente marcantes. Para a época em que foi lançado, era simplesmente magnífico em termos gráficos — além da trilha sonora inesquecível.

Imagem de Metal Gear 3 Snake Eater, jogo de PlayStation 2, com Naked Snake e a personagem The Boss, com fundo verde claro.
(FONTE: Reprodução/Konami)

A jornada de Naked Snake te conquista gradualmente, enquanto nos direciona para um final trágico e impactante com o desfecho de The Boss — uma das personagens mais complexas e marcantes da história dos games.

Atualmente, Metal Gear 3: Snake Eater está disponível para PS2, além de ter recebido um remaster em HD para PS3 e PS Vita.

Winning Eleven 7

Quem saiu dos gráficos “quadradões” do primeiro console da Sony provavelmente ficou chocado com a qualidade de Winning Eleven 7. Considerado por muitos brasileiros como um dos melhores jogos de PlayStation 2 da época, o jogo de esporte marcou a infância e a juventude de muitos primos por aí.

Imagem de Winning Eleven 7, jogo de PlayStation 2, com jogadores em campo e Ronaldinho Gaúcho pronto para bater o escanteio.
(FONTE: Reprodução/Konami)

Os modos de jogo não são muito diferentes do habitual: copas globais e regionais, ligas customizadas e a famigerada Master League. Porém, uma das coisas mais divertidas era a possibilidade de juntar pontos para comprar montarias ou fantasias para os jogadores — que montavam em dinossauros ou se vestiam de pinguins, por exemplo.

O game foi realmente muito marcante, mas o famoso Bomba Patch, que veio em seguida, foi devastador e consolidou a era da pirataria no Brasil. Mas isso é papo para outro artigo.

Silent Hill 2

Para muitos fãs da série, o primeiro Silent Hill foi o ápice do survival horror, o que levantou preocupações na época, pois a sequência teria a difícil tarefa de superar seu antecessor.

Bom, felizmente, o terror foi levado a outro nível: o que recebemos da Konami em Silent Hill 2 é, nada mais nada menos, que um dos melhores jogos de PlayStation 2 de todos os tempos — logo, a expectativa foi correspondida.

Imagem de Silent Hill 2, um dos melhores jogos de PlayStation 2, mostrando o protagonista, James Sunderland, sendo pego pelo temível Pyramid Head, vilão da franquia.
(FONTE: Reprodução/Konami)

O game foi lançado em 2001 e a crítica o classificou como um dos mais aterrorizantes da plataforma — e não é exagero. A cativante e triste história do protagonista James Sunderland é uma verdadeira jornada de terror psicológico, com um enredo assustadoramente macabro. Como um amigo disse recentemente: “a primeira trilogia de Silent Hill é coisa de gente maluca”.

O game está disponível para PS2 e para PS3 — através de um remaster em HD. Os rumores de um soft reboot da franquia para a nova geração também são fortes e é certo que agradará boa parte da comunidade se realmente for anunciado.

Final Fantasy XII

Recebendo muitos prêmios pelo seu sistema único de gameplay que concedia aos jogadores liberdade e habilidade estratégicas, Final Fantasy XII é outro jogo da franquia que fez um sucesso estrondoso em 2006 — além de Final Fantasy X, que compõe o elenco da primeira parte da lista de melhores jogos de PlayStation 2.

Imagem conceitual de Final Fantasy XII, jogo de PlayStation 2, com vários personagens do game sentados em uma espécie de veículo steampunk.
(FONTE: Reprodução/Square Enix)

Com sua expressividade gráfica, que usava e abusava do poder de fogo do hardware da Sony, o game possui uma trama política muito bem construída. Além disso, a Square também optou em usar um belíssimo plano de fundo ambientado em Ivalice, um universo de fantasia medieval que herda os genes de Final Fantasy Tactics.

Originalmente, FF XII foi lançado para PlayStation 2, mas recentemente recebeu um remaster, intitulado de Zodiac Age, para o PS4. O título também dispõe de um sistema de troféus com platina.

E aí, caro leitor, gostou da lista com os melhores jogos de PlayStation 2? Comente abaixo quais foram seus games favoritos da plataforma!