Extremos do ano: Os 5 piores e os 5 melhores jogos de 2023
Ano de grandes lançamentos também foram marcados por bombas que há muito tempo os jogadores não viam
Para o bem ou para o mal, 2023 foi um ano bastante especial para os games. Desde janeiro, títulos de peso marcaram a indústria, se destacando em premiações entre os melhores jogos do ano, mas também chamando a atenção por contemplarem verdadeiros desastres técnicos.
Pensando nisso, preparamos uma breve retrospectiva com os extremos: os cinco principais games de cada lado se enfrentam em uma batalha de Davi contra Golias. E aí? 2023 ficará marcado por trazer os melhores jogos ou por apresentar algumas das maiores bombas modernas da indústria?
Confira abaixo o ranking positivo e o ranking negativo, baseados nas notas divulgadas pelo Metacritic:
Os 5 melhores jogos de 2023
5. Resident Evil 4 — 93
Uma das grandes surpresas do ano, Resident Evil 4 teve o remake que todos os fãs sonharam. Após uns bons anos de remasterizações, o título de survival horror chega em sua melhor versão, contendo aprimoramentos no gameplay, mudanças pontuais na história e uma pegada de horror mais profunda.
4. Asgard’s Wrath 2 — 93
Asgard’s Wrath 2 se tornou um dos assuntos mais comentados de dezembro por usuários de realidade virtual. Exclusivo de Meta Quest, o game de RPG de mundo aberto, aclamado por fãs e especialistas, debutou como um dos melhores jogos de 2023 de acordo com o Metacritic.
3. Metroid Prime Remastered — 94
Apesar de ter sido “ignorado” pelas premiações tradicionais, Metroid Prime Remastered tem um canto especial no coração dos donos de Nintendo Switch. Mais suave e renovada, a aventura de Samus Aran se destaca não apenas pelos visuais, mas por um gameplay responsivo e por um mundo reconstruído.
2. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom — 96
Favorito em várias categorias do The Game Awards, Tears of the Kingdom pegou tudo que já era bom em Breath of the Wild e evoluiu cada aspecto. Com uma forte pegada criativa, o novo Zelda trouxe uma experiência rica no mundo de Hyrule, mantendo o carisma e o sistema de RPG em mundo aberto.
1. Baldur’s Gate 3 — 96
O GOTY de 2023 não poderia estar em outra posição. Baldur’s Gate 3 foi a grande surpresa do ano e fez frente aos gigantes da indústria com um RPG por turnos na medida. O game se destaca pela infinidade de soluções criativas e pelo sistema viciante baseado nos populares jogos de mesa.
Os 5 piores jogos de 2023
5. Testament: The Order of High-Human — 41
A proposta ambiciosa de Testament em equilibrar ação, aventura, metroidvania e RPG saiu pela culatra. Com atividades sem propósito e sistemas de jogabilidade falhos, o game foi detonado pelos críticos por ser incapaz de tornar qualquer recurso realmente eficaz.
4. Quantum Error — 40
Prometeu muito e cumpriu nada: esse é o resumo de Quantum Error. Ao longo de seu pré-lançamento, a TeamKill Media esquentou as expectativas dos fãs afirmando trabalhar duro em um game de nova geração. Infelizmente, história fraca, gameplay pouco preciso e visuais datados marcaram o título.
3. Greyhill Incident — 38
Enquanto Dead Space e Resident Evil 4 apareceram entre os melhores jogos de terror em 2023, Greyhill Indicent fica na lista de baixo. Planejado para renovar a ficção científica de aliens tradicionais, o game chamou a atenção pelos problemas técnicos, especialmente em relação à jogabilidade.
2. Flashback 2 — 35
Visuais horríveis, gameplay quebrado, bugs, história fraca e tudo que há de ruim — essa é a receita de The Lord of the Rings: Gollum. O game que destruiu o trabalho da Daedalic Entertainment como estúdio é facilmente o pior jogo de 2023 e sequer deve ser testado mesmo pelos fãs mais assíduos da franquia.
Se houvesse a possibilidade de estender esses rankings, quais nomes você colocaria entre os melhores jogos do ano e os piores? Comente!