GOTY 2021: equipe do MeuPlayStation elege os melhores jogos do ano
O MeuPlayStation selecionou diversas categorias e votou nos melhores jogos de 2021
Com o fim do ano, é natural que as pessoas olhem para os últimos 12 meses, para relembrar dos bons e maus momentos. Na comunidade gamer não é diferente: no início de dezembro, por exemplo, o The Game Awards premiou os melhores jogos do ano. Agora, é hora do MeuPS decidir o seu “GOTY 2021”.
A nossa equipe se reuniu e em meio a brigas de facas, unhadas nos olhos e tantas brigas, decidimos quais títulos merecem ser lembrados. Separamos algumas categorias do TGA e votamos entre nós mesmos para chegar aos vencedores. Vale mencionar: em cada categoria abaixo, nem todos os indicados aparecem, pois não receberam votos.
Sem mais delongas, confira os vencedores abaixo!
Melhor jogo multiplayer — It Takes Two
Uma aventura que marcou os jogos multiplayer em 2021 foi It Takes Two. Com muitas variações entre minijogos distintos, a jogabilidade cooperativa para dois players cativou o nosso júri.
Votos:
It Takes Two — 6 votos
Call of Duty: Vanguard — 2 votos
Knockout City — 1 voto
Back 4 Blood — 1 voto
Melhor jogo VR — Hitman 3
Um dos primeiros lançamentos AAA do ano, Hitman 3 não possui apenas uma jogabilidade decente nos controles normais, pois também se destaca em seu modo VR. Com isso, o jurado MeuPS lhe atribuiu o caneco nesta categoria.
Votos:
Hitman 3 — 5 votos
DOOM 3 VR Edition — 1 voto
Sniper Elite VR — 1 voto
Não opinaram — 3 votos
Melhor jogo de esportes — FIFA 22
No Brasil, é inegável que o futebol é o esporte mais popular. Dessa forma, FIFA 22 se aproveitou da fama para vencer o troféu de “Melhor jogo de esportes”.
Votos:
FIFA 22 — 5 votos
F1 2021 — 2 votos
Hot Wheels Unleashed — 2 votos
Riders Republic — 1 voto
Melhor jogo para a família — It Takes Two
Por unanimidade do nosso júri, It Takes Two conquistou o troféu desta categoria. Até mesmo a temática do jogo, onde um casal está passando por problemas matrimoniais, tem a ver com a família, não é mesmo?
Votos:
It Takes Two — 10 votos
Melhor RPG — Tales of Arise
Assim como no GOTY 2021 do The Game Awards, Tales of Arise, jogo da Bandai Namco, ganhou o prêmio de “Melhor RPG”. Com combate e história cativantes, o game ainda foi feito para fãs de longa data e novatos — uma baita combinação.
Votos:
Tales of Arise — 5 votos
Scarlet Nexus — 4 votos
Não opinaram — 1 voto
Melhor jogo de luta — Guilty Gear: Strive
Conhecida pelos seus belos games de luta (Dragon Ball FighterZ, por exemplo), a Arc System Works acertou a mão mais uma vez, com Guilty Gear: Strive. Com personagens bastante diversificados, um estilo de gameplay convidativo para novatos e um netcode excelente, o título foi muito bem recebido.
Votos:
Guilty Gear: Strive — 7 votos
Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba — Hinokami Chronicles — 1 voto
Não opinaram — 2 votos
Melhor jogo indie — Kena: Bridge of Spirits
Praticamente uma unanimidade entre a equipe MeuPS, Kena: Bridge of Spirits fez jus ao hype criado pela comunidade quando foi apresentado pela primeira vez em um trailer. Com animações a lá Pixar, a aventura é uma boa pedida para os gamers.
Votos:
Kena: Bridge of Spirits — 9 votos
The Forgotten City — 1 voto
Melhor performance — Giancarlo Esposito (Far Cry 6)
Quando o assunto é atuação, não é segredo para ninguém que Giancarlo Esposito é mestre em reproduzir papeis de antagonistas — afinal, ele interpretou o icônico Gus, de Breaking Bad e Better Call Saul. Nos games, o ator se aventurou como Antón Castillo, o ditador da ilha de Yara em Far Cry 6, e mostrou novamente todo o seu talento.
Votos:
Giancarlo Esposito (Antón Castillo, em Far Cry 6) — 7 votos
Maggie Robertson (Lady Dimitrescu, em Resident Evil Village) — 2 votos
Não opinaram — 1 voto
Melhor trilha sonora — Marvel’s Guardians of the Galaxy
Com uma trilha sonora de muita qualidade, Marvel’s Guardians of the Galaxy é o vencedor aqui. O game reúne uma playlist com músicas lendárias dos anos 80, como “Kickstart My Heart” (Mötley Crue), “Take On Me” (a-Ha), “The Final Countdown” (Europe) e muito mais. Merece o prêmio, não?
Votos:
Marvel’s Guardians of the Galaxy — 8 votos
Far Cry 6 — 1 voto
Nier Replicant — 1 voto
Melhor direção de arte — Kena: Bridge of Spirits
Ao falar de direção de arte, o MeuPlayStation foi unânime: a qualidade de animação, em estilo Pixar, de Kena: Bridge of Spirits, o alçou para conquistar o prêmio desta categoria.
Votos:
Kena: Bridge of Spirits — 10 votos
Melhor jogo de ação/aventura — Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão
Escolher o “Melhor jogo de ação/aventura” não foi tarefa fácil. Muitas opções ótimas foram lembradas pelos jurados, mas, no fim das contas, quem levou o prêmio foi Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão, que mistura bem a ação de shooter em 3ª pessoa, com uma aventura em dimensões paralelas.
Votos:
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão — 4 votos
Resident Evil Village — 3 votos
Returnal — 2 votos
Far Cry 6 — 1 voto
Jogo mais esperado de 2022 — God of War: Ragnarok
O ano de 2022 promete ser dos grandes, especialmente para quem tem um PlayStation no cômodo de casa. Dito isso, nossa equipe lembrou de bons nomes para os próximos 12 meses, mas um foi o mais citado: God of War: Ragnarok, que deve completar a aventura de Kratos no mundo nórdico.
Votos:
God of War: Ragnarok — 6 votos
Horizon Forbidden West — 3 votos
Elden Ring — 1 voto
Melhor narrativa — It Takes Two
A narrativa de It Takes Two é leve e descontraída, embora também toque em temas profundos, como a separação de um casal matrimoniado. Por conta disso, o game leva a taça de “Melhor narrativa” aqui.
Votos:
It Takes Two — 4 votos
Life is Strange: True Colors — 3 votos
Marvel’s Guardians of the Galaxy — 2 votos
Deathloop — 1 voto
Melhor direção — It Takes Two
Josef Fares já era considerado uma lenda da direção de games, quando no TGA 2017 disse em alto e bom-tom: “F*ck the Oscars!” — além, é claro, de ter apresentado um jogo muito legal, “A Way Out”. Agora, ele retorna na cadeira de diretor para trazer outra aventura coop, que deu o que falar. Ponto para It Takes Two.
Votos:
It Takes Two — 8 votos
Deathloop — 1 voto
Returnal — 1 voto
GOTY 2021 (Game of the Year) — It Takes Two
Com tantos prêmios conquistados no GOTY 2021 do MeuPS, é difícil não atribuir o “Game of the Year” para It Takes Two. O game, que recebeu investimento da iniciativa EA Originals, provou para a Electronic Arts que esta deve investir ainda mais em títulos indie.
Votos:
It Takes Two — 8 votos
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão — 1 voto
Resident Evil Village — 1 voto
E aí, caro leitor? Qual foi o seu GOTY 2021? Conte pra gente nos comentários!