Guias

eFootball PES 2021: 10 erros comuns que você precisa evitar

Aprenda pequenos detalhes que podem fazer a diferença

por Charles Paim
eFootball PES 2021: 10 erros comuns que você precisa evitar

eFootball PES 2021 foi lançado pela Konami e é, praticamente, uma cópia do seu antecessor. E, por incrível que pareça, este fato tem um lado positivo: o que você aprendeu no PES 2020 poderá ser aproveitado. Ou seja, não será um recomeço do zero.

Apesar deste conhecimento acumulado, muitos jogadores ainda amargam uma série de derrotas. Isso acontece, em parte, pelo fato de alguns pequenos detalhes passarem despercebidos. Detalhes estes que podem fazer grande diferença nas partidas.

Por este motivo, listamos dez erros que podem estar atrapalhando seu desempenho. Se você focar em minimizá-los ou até eliminá-los, certamente seu nível de jogo vai melhorar de forma significativa.

Não utilizar o mini mapa

Independente da câmera que você joga, não há uma visão completa do campo. Portanto, é fundamental que você se acostume a estar de olho no mini mapa.

Desta forma, você conseguirá interceptar passes de forma mais eficiente. Além disso, poderá identificar companheiros livres para um passe ou lançamento.

eFootball PES 2021 - Mini mapa

Se você ainda não o utiliza nas suas partidas, sentirá um pouco de dificuldade no começo. Mas, com o tempo, será perceptível sua evolução.

Correr demais

Se você tem jogadores rápidos,  com certeza haverá oportunidades de receber lançamentos e sair em disparada.

Porém, na maioria das situações, manter pressionado o botão de correr não é recomendado. Tanto chutes quantos passes e lançamentos têm a precisão bastante comprometida quando realizados ao correr.

Por este motivo, pratique andar mais do que correr. Seu percentual de acerto nas jogadas aumentará consideravelmente.

Trocar cursor apenas com L1

Aprenda a trocar o cursor, manualmente, com o analógico direito. Em conjunto com o uso constante do mini mapa, isso cairá como uma luva na hora de defender principalmente.

Com esta prática, será possível selecionar jogadores que não estão no campo de visão da câmera. Com isso, você conseguirá interceptar passes que até então eram intangíveis.

Além disso, será possível selecionar exatamente o jogador que você deseja, sem depender da IA. Realizar esta troca com perfeição exigirá bastante treino, mas valerá bastante.

Desabilitar indicador de próximo jogador

Este é um recurso relativamente recente do PES, e é muito importante deixá-lo ativado. A vantagem de utilizá-lo vai um pouco além de saber o próximo jogador a ser controlado (quando se troca o cursor com o L1).

eFootball PES 2021 - Proximo Jogador

O indicador também determina qual jogador fará pressão no adversário ao pressionar o quadrado. Ou seja, te ajudará a evitá-lo em algumas situações. Principalmente, quando zagueiros tiverem com o indicador.

Excesso de quadrado e X ao defender

Pressionar o adversário com frequência utilizando, quadrado, X, ou ambos, pode deixar grandes buracos na sua defesa. E, facilmente, eles serão explorados para criar oportunidades de gol. Por isso, há maneiras mais adequadas para defender com eficiência.

Quando você perder a posse de bola, tente interceptar o passe do adversário, ao mesmo tempo que vai recuando para recompor a defesa. O seu jogador que atua como primeiro volante é sempre o ideal para esta tarefa.

Em paralelo, você pode utilizar o quadrado para pressioná-lo. No entanto, evite fazê-lo se o indicador de próximo jogador for um zagueiro, a menos que você possa ocupar a lacuna deixada com outro jogador.

Evite ao máximo selecionar os zagueiros. Naturalmente, eles vão realizar a marcação e tentarão roubar a bola se houver oportunidade. Enquanto isso, seu foco continuará em interceptar os passes ou até mesmo, em dobrar a marcação para diminuir as opções de passe.

Uma exceção importante para selecionar os zagueiros, será contra adversários que insistem em correr. Com a capacidade de domínio reduzida, você terá uma boa oportunidade de recuperar a bola ao pressioná-lo com o R1+X.

Não aprimorar fundamentos no modo treino

Bruce Lee dizia: “Eu não tenho medo do homem que praticou 10.000 chutes diferentes, mas sim do homem que praticou o mesmo chute 10.000 vezes”. Esta frase é perfeitamente aplicável ao eFootball PES 2021.

O modo de treino livre permite que todos os fundamentos do futebol sejam praticados. Com poucos minutos dedicados à cobrança de laterais, escanteios, pênaltis, seu futebol dará um salto de qualidade considerável.

eFootball PES 2021 - Modo Treino

Mas não é só isso. Troca de passes, chutes, lançamentos, são inúmeras as possibilidades. Dê preferência, principalmente, aos aspectos que você sente mais dificuldade de realizar com perfeição.

Não controlar o goleiro manualmente

Você ainda não controla o goleiro (mantém R3, e aperta L1) em determinadas situações? Se o seu adversário o faz na partida, saiba que ele tem uma vantagem considerável na partida.

Primeiramente, cobranças de falta precisas quase sempre são fatais com o goleiro automático. Em segundo lugar, muitos gols podem ser evitados quando o canto escolhido do chute é óbvio.

eFootball PES 2021 - Cursor Goleiro

E por último, em situações nas quais o goleiro é o último recurso. Novamente, se apenas contar com o controle do computador, um adversário habilidoso poderá deixá-lo para trás facilmente.

Desconhecer as características dos jogadores

Aqui, temos outro caso de diferença competitiva relevante no eFootball PES 2021. Conhecer as características dos jogadores é muito importante.

Dezenas de razões justificam essa necessidade, e isso não é um exagero. Desde a decisão de qual será a melhor escalação, até qual substituição será mais adequada, a depender do placar da partida.

eFootball PES 2021 - Stats Jogador

E não para por aí: conhecer o pé principal, se o jogador tem habilidade de drible, se tem chute forte ou preciso, se pode passar ou chutar de primeira. Todas estas características (assim como as demais) são essenciais para extrair o máximo potencial do seu time.

Uma prática que facilita bastante este objetivo, é manter-se um período com o mesmo time. Desta forma, seu escopo de jogadores será reduzido e facilitará conhecê-los com profundidade.

Sempre efetuar passes de primeira

Há alguns fatores relacionados a este erro comum entre os jogadores. O primeiro e mais óbvio, é que o jogador precisa ter a habilidade “Passe de Primeira”. Caso contrário as chances de perda de bola são altas.

O segundo fator é a própria característica da partida. Contra adversários mais experientes, efetuar troca de passes rápida e sem critério não é uma boa ideia. Provavelmente, serão interceptados com facilidade.

eFootball PES 2021 - Passe Primeira

Por isso, atente-se ao jogador que seu adversário está controlando. Se ele está focando em antecipar seus passes, pode ser mais vantajoso apenas seguir em frente. Desta forma, surgirão melhores oportunidades de passe e evitará perder a bola, proporcionando um contra-ataque.

Não usar barra de equilíbrio

Outro recurso fundamental durante as partidas. Para fazê-lo, dê dois toques no direcional para cima ou para baixo. Com este comando, é possível aumentar ou diminuir a ofensividade do seu time, respectivamente.

Quando você precisa garantir um resultado, diminuir a ofensividade deixará a defesa mais compacta, e ajudará a segurar o ataque do adversário.

eFootball PES 2021 - Barra de Equilíbrio

Porém, para buscar um resultado ou tentar reverter o placar, aumentar a ofensividade é muito importante. Mais jogadores subirão para o ataque, possibilitando aumentar suas chances de gol.

Neste caso, consequentemente, sua defesa ficará mais vulnerável a contra-ataques. Portanto, utilize, de fato, quando for necessário.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.