Especiais

Entrevista com Christian Bernauer, representante da AbleGamers Charity no Brasil

Filiação da AbleGamers no Brasil trabalha em várias frentes para facilitar o acesso aos jogos para pessoas com deficiência

por Lucas Ribeiro (BladerKoyotte)
Entrevista com Christian Bernauer, representante da AbleGamers Charity no Brasil

No final de julho, a instituição de caridade AbleGamers anunciou oficialmente seu estabelecimento no Brasil. Representada por Christian Bernauer, a afiliação brasileira é a primeira fora dos Estados Unidos da América e vem com o objetivo de tornar os jogos mais acessíveis para pessoas com deficiência (PcD) no país.

A AbleGamers se tornou a primeira instituição de caridade para PcD no Brasil e já desenvolve equipamentos personalizados, arrecada fundos e atua para viabilizar a importação de produtos ainda não disponíveis em território nacional, além de divulgar e incentivar o trabalho de criadores de conteúdo ligados à causa.

Para saber mais sobre o que essa presença em nosso país significa, perguntei a Christian quais são os planos, desafios e desejos da equipe a partir de agora. Esta entrevista foi originalmente realizada para a produção do artigo A História da Acessibilidade com a importante contribuição da Naughty Dog.

Confira o vídeo de apresentação no Twitter:

Como você enxerga a consciência social sobre a acessibilidade nos videogames no Brasil? Na sua opinião, qual é o melhor caminho para os jogadores apoiarem o avanço dela?

Ainda existe muito desconhecimento sobre o assunto, seja por desenvolvedores, empresas de jogos ou por jogadores com ou sem deficiência, então creio que o melhor caminho seja o da informação. O assunto é antigo, mas só agora está ganhando visibilidade, o que é ótimo. Vemos cada vez mais streamers PcD fazendo um ótimo trabalho e ganhando cada vez mais visibilidade. As empresas estão cada vez mais interessadas neste público que foi completamente negligenciado por anos.

Jogadores com deficiência acabavam abrindo mão do videogame por desconhecer as soluções que já existem e hoje, controles adaptados e opções de acessibilidade em jogos são cada vez mais divulgadas. Mas ainda há muito desconhecimento do público em geral sobre o assunto, o que acaba gerando preconceito e capacitismo. Por isso, uma parte fundamental do nosso trabalho é justamente trazer conhecimento sobre o assunto e fazer com que esse diálogo aconteça.

1
rimeiro evento da AbleGamers Brasil, que tinha uma relação informal, em 2017, até se oficializar em 2021

O que podemos esperar da AbleGamers com sua chegada oficial ao Brasil?

Acabamos de nos tornar formalmente uma associação beneficente e estamos nos estruturando para poder crescer cada vez mais, sempre seguindo os moldes da AbleGamers nos Estados Unidos. Apesar disso, estamos cientes de que o Brasil tem suas peculiaridades e já temos alguns projetos em andamento.

Um dos mais importantes, mas também sendo algo a médio/longo prazo, é a obtenção de redução ou isenção de impostos locais e/ou de importação de acessórios de videogames para PcD, semelhante ao benefício que existe para compra de carros por PcD. Esse trabalho está sendo desenvolvido em parceria e sem custo pelo escritório de advocacia de São Paulo Honda Teixeira Araujo Rocha. Isso tornará mais acessível a importação destes equipamentos e fomentará a produção nacional, além de incentivar outras empresas a trazerem seus produtos para o Brasil, como fez a Microsoft com o Controle Adaptável de Xbox, que certamente teria uma redução de preço com essa isenção.

2
Imagem promocional do Controle Adaptável de Xbox

Estamos planejando a doação de controles especiais para pelo menos mais 5 pessoas ainda este ano, sendo que para isso é preciso todo um trabalho de identificação da melhor solução para cada pessoa. O valor para estes controles será arrecadado em nosso evento anual, cuja data ainda não podemos divulgar, mas está bem próximo.

3

4
Primeiro controle personalizado para tetraplégicos da AbleGamers Brasil, criado em parceria com a GamesCare e entregue para Kevin Lucas em janeiro de 2021

Outro pilar importante é a divulgação da causa, mostrando para os jogadores PcD que existem soluções para que eles possam jogar e ensinando desenvolvedores a tornar seus jogos mais acessíveis. Isso é feito através de lives e palestras, como a que fizemos no BIG Festival em maio de 2021, participação no evento da LeNovo chamado “Todo Mundo Joga”, as que faremos em conjunto com a AME-SP (www.ame-sp.org.br) em 27 de agosto ou na Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e de Computação (SEnEC) organizada pela POLI da USP (Universidade de São Paulo) em setembro.

Também temos uma live semanal com streamers brasileiros no canal oficial da AbleGamers na Twitch (twitch.tv/ablegamers), todas as quintas-feiras, às 20h. Sempre trazemos um streamer diferente, seja PcD ou não, para jogar, conversar e falar do projeto. Além disso, temos algumas outras ações sendo alinhadas e traremos novidades em breve. É bom sempre ficar de olho em nosso Twitter oficial (twitter.com/ablegamersbr), pois é lá que divulgamos tudo que está rolando.

5
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão (PlayStation 5), um dos jogos mais acessíveis de 2021 | Imagem: Sony Interactive Entertainment

Você teria alguma mensagem para deixar para o público?

Acessibilidade é um assunto que diz respeito a todos nós. Qualquer um que viver bastante, vai acabar desenvolvendo algum tipo de deficiência. É natural chegarmos aos 90 anos de idade com algum grau de perda de capacidade de visão, audição, motora ou cognitiva. Portanto, o assunto deveria ser tratado de forma mais aberta e natural. Para isso, é essencial entender, dar visibilidade, se informar sobre o assunto e ninguém melhor para falar sobre o tema do que uma pessoa com deficiência.

Deixo aqui então um desafio aos leitores: hoje, há inúmeros streamers PcD. Procurem eles, conversem com respeito, entendam como é a vida deles. Tenho certeza que a experiência será enriquecedora para todos. Com isso, vocês estão ajudando muito a AbleGamers, afinal, nossa missão é tornar o videogame acessível a fim de promover comunidades inclusivas e melhorar a vida de pessoas com deficiência.

Gostou da entrevista? Confira também a com Mark Barlet, fundador e diretor executivo da AbleGamers Charity.

Você pode entrar em contato com a AbleGamers Brasil através do Twitter oficial, pelo canal do Discord ou pelo e-mail [email protected].