Notícias

AbleGamers chega ao Brasil com missão de melhorar a acessibilidade aos games

Afiliação brasileira é a primeira fora dos Estados Unidos

por Vítor Amorim Heringer
AbleGamers chega ao Brasil com missão de melhorar a acessibilidade aos games

A The AbleGamers Charity, instituição sem fins lucrativos com foco em melhorar a acessibilidade na área de videogame para pessoas com deficiência, abriu uma afiliação no Brasil, a primeira fora dos Estados Unidos. A cerimônia de oficialização foi realizada na última quarta-feira (28).

Christian Bernauer, presidente da organização no Brasil, comemorou todo o apoio dos jogadores, influenciadores e empresas para o projeto acontecer. Agora, espera continuar ajudando a deixar os jogos mais acessíveis no país.

Quando conheci a AbleGamers em 2017, jamais imaginei que estaríamos aonde chegamos hoje. O projeto foi crescendo e recebendo um apoio incrível de jogadores, influenciadores e empresas de videogame. Graças a eles, estamos conseguindo ajudar pessoas com deficiência a jogar videogame e terem uma voz maior no mercado de games no Brasil.

A instituição tem suporte de algumas das maiores empresas do mundo do setor, como a PlayStation, Xbox, Ubisoft, Twitch, WB Games, Rockstar e muito mais. Nos EUA, a ONG já ajudou mais de 3.500 pessoas com deficiências através de aconselhamento e assistência de pares em relação a desafios de hardware e software.

No Twitter oficial da organização há um material explicando o propósito do projeto. Veja:

O impacto da AbleGamers

Em seu site oficial, a organização destaca que o trabalho em conjunto com líderes do ramo é fundamental para inclusão de acessibilidade nos games e causar o efeito desejado.

Ao destacar as experiências de jogadores com deficiência, compartilhar o feedback de nosso Painel do Jogador e trabalhar com líderes e desenvolvedores do setor para criar tecnologias e experiências de jogos mais acessíveis, causamos um impacto duradouro no mundo dos jogos.

Nos últimos anos, a indústria investiu em diversas opções para que todos os tipos de players possam aproveitar os jogos. O The Game Awards, considerado o “Oscar dos games”, conta com a premiação “Inovação em Acessibilidade” para estimular os estúdios a tornarem seus títulos mais inclusivos.